O juiz auxiliar da Presidência do TRE-RR, Parima Veras, avalia as eleições até o momento como tranquilas e afirma que casos de demora nas filas em alguns locais não ocorreram por agregação seções, mas por entre outras razões, a volta do voto biométrico e a quantidade de cargos. Alguns eleitores chegaram a informar que ficaram em torno de três horas na fila aguardando a votação por conta das sessões que foram agregadas.
“O fato da demora em alguns casos foi em razão da agregação de seção, por exemplo, o voto biométrico é um avanço, é uma tecnologia nova e moderna, mas demora um pouquinho pra ser colhida a digital. Na eleição passada, se fizermos uma comparação, nós tínhamos apenas dois candidatos e desta vez tivemos cinco candidatos. Ou seja, o eleitor deve digitar dezesseis números, então são vários fatores”
Outro fator que pode ter contribuído com essa demora nas filas, segundo o juiz eleitoral é o fato de o eleitor ter dificuldade de digitar o voto.
“O fato de o eleitor ter uma certa dificuldade, principalmente os idosos estão levando um pouco mais de tempo para votar”
Outro fato citado por Parima é o fato de as urnas eletrônicas serem de 2020, um modelo novo que ainda foi pouco utilizado pelo eleitor.
“É um modelo novo e as pessoas ainda estão se adaptando o isso pode ter contribuído um pouco mais para a demora pois é um ciclo muito grande, um delay de 1 segundo para cada votação, então contribuiu um pouco”.
Parima disse que da eleição passada para esta, teve um aumento de seções eleitorais em Roraima. “Aumentamos em 157 seções eleitorais entre as duas eleições para evitar a demora”.