O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) recebeu o primeiro pedido de registro de 26 candidaturas do partido União Brasil, sendo 18 para o cargo de deputado estadual e oito para o cargo de deputado federal.
As convenções partidárias podem ser realizadas até 5 de agosto e o prazo para requerer o registro de candidatura segue até 15 de agosto.
Conforme explicou Pollyanna Pantoja, assessora de Contas Eleitorais e Informações Partidárias do TRE-RR, será publicado nesta quarta-feira, 27, o edital de impugnação, com prazo de cinco dias, com os nomes, cargo e número para urna. Ela comentou que alguns pontos devem ter atenção redobrada no ato do registro de candidatura.
“É importante observar a quitação eleitoral e filiação partidária, pois o candidato pode ter contas julgadas não prestadas, e isso pode impedir a quitação eleitoral, e assim ter o registro de candidatura indeferido”, ressaltou.
Se o candidato ou candidata tiver o registro indeferido, cancelado ou cassado, ou, ainda, renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro, o partido político, a federação ou a coligação podem substituir.
A escolha de substituta ou substituto deve ser feita na forma estabelecida no estatuto do partido ou da federação a que pertencer a candidatura substituída, devendo o pedido de registro ser requerido em até dez dias contados do fato.