O número de eleitores brasileiros que devem ir as urnas em países na europa bateu recordes, para isso, capitais europeias como Lisboa e Paris reforçaram o sistema de segurança para evitar conflitos nas sessões. Em 2022, são 697.078 eleitoras e eleitores aptos a votar no exterior, 40% a mais que há quatro anos. Apesar do aumento, o Itamaraty reduziu os postos de votação.
A votação no exterior ocorre das 8h às 17h, de acordo com o horário local de cada país. Dentro ou fora do Brasil, o tempo de votação será o mesmo, nove horas no total.
Os cidadãos que têm domicílio eleitoral fora do país só podem votar para presidente da República. A votação no exterior é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), com o apoio da rede consular brasileira em cada país.
Os locais que concentram a maior quantidade de brasileiros aptos ao voto no exterior são Lisboa, Miami e Boston, com 45.273, 20.189 e 37.159 eleitores cadastrados, respectivamente. Os países com o maior número de eleitores brasileiros são Estados Unidos, Japão e Portugal, nesta ordem.