O ministro do Esporte, George Hilton, disse nesta terça-feira, em Boa Vista, que a capital roraimense promete realizar “a melhor festa” do revezamento da tocha olímpica no Brasil, no próximo dia 18 de junho. O objeto passará pelos 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, cortando cerca de 330 cidades.
A solenidade de abertura da reunião preparatória do revezamento local foi aberta pelo secretário de assuntos federativos da Presidência da República, Olmo Xavier, que é goiano, e afirmou, em tom de brincadeira, que Goiás realizará a “melhor festa da tocha”.
Autoridades no evento, como a prefeita Teresa Surita e o ministro, entraram na brincadeira e rebateram o secretário. “Amo Goiânia, mas, certamente, a melhor festa vai ser em Boa Vista, não tenha dúvida disso. Vai ser aqui, por tudo que já vi, por todo esse comprometimento, e por nossos atletas que estão presentes aqui”, declarou Hilton, que veio a Roraima pela primeira vez.
Boa Vista será a 47ª cidade brasileira a receber a turnê da tocha olímpica, que percorrerá o País entre maio e agosto, e culminará na abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no dia 5 de agosto, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Como manda a tradição, a chama será acesa diante das ruínas do templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia. O fogo do objeto não se apaga, mesmo diante de circunstâncias chuvosas.
O percurso da tocha em Boa Vista, que terá 155 condutores, terá 32 quilômetros de extensão, com início na Praça do Centro Cívico, passagem pelos principais pontos turísticos da capital, e término na Praça Fábio Marques Paracat, onde haverá uma vasta programação. “Quero crer que vou poder estar aqui nesse dia, mas vou fazer um esforço muito grande para poder estar aqui e fazer uma grande celebração”, disse George Hilton.
O secretário estadual de Gestão Estratégica e Administração, Frederico Linhares, que representou a governadora Suely Campos no evento, disse que a passagem da tocha por Boa Vista será eternizada em vídeos de divulgação dos próximos Jogos Olímpicos. “Imagina uma imagem de Boa Vista, da nossa querida capital, sendo eternizada para todas as futuras gerações verem e admirar a beleza!”.
Teresa Surita, por sua vez, justificou o possível sucesso do revezamento na capital. “Boa Vista é a sexta capital que mais pratica esporte no Brasil, nós temos uma quantidade de equipamentos incrível, que nos proporciona uma qualidade de vida incrível”, disse, citando os equipamentos de academia nas praças da capital.
Além do ministro, dos secretários e da prefeita, estiveram na solenidade o deputado federal Jhonatan de Jesus, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Marcos Jorge de Lima, o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Daniel Lima, e o diretor-executivo do Comitê Rio-2016, general Marco Aurélio Costa Vieira.
ATLETAS RECONHECIDOS PELO MINISTRO – George Hilton encerrou a solenidade de abertura homenageando os atletas roraimenses presentes no evento, que já se destacaram em competições nacionais e até internacionais, como os pugilistas Allan Costa, Ruan Silva, Andressa Silva, Thiago Timóteo, Janderson Melo, Guilherme Brasil, Guilherme Melo, Guidson Pereira, Anderton Sampaio, Daniela Costa e Eduardo Henrique, além dos treinadores de boxe, Ronaldo Silva e Elisvaldo Fernandes, e a presidente da Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer), Elaine Morellato, atleta de handebol.