Esporte

10 fatos que devem ser lembrados

Taça da Copa em Boa Vista, Thiago Maia na Série A, e feitos do São Raimundo estão entre os destaques do futebol roraimense no ano

Roraima nunca teve tanta importância no cenário futebolístico como em 2014. Com a Copa do Mundo no Brasil, personalidades do futebol mundial estiveram no Estado, como o astro inglês e ex-jogador David Beckham, e o tetracampeão mundial Mauro Silva, que apresentou aos roraimenses o troféu mais cobiçado do esporte mundial: a Taça da Copa do Mundo da Fifa. São alguns destaques do ano.
1 – Taça da Copa do Mundo em Roraima. Dia 16 de maio foi uma das poucas datas na história que a imprensa local, em quase sua totalidade, noticiou um fato esportivo no Estado. A Folha, de tradição, não ficaria de fora de relatar tal fato, ainda mais, da importância da turnê da Taça da Copa, que passou por Boa Vista. Mais de 12 mil pessoas acompanharam a exposição do troféu, que foi apresentado pelo tetracampeão Mauro Silva.
2 – Personalidades locais são lembradas na turnê da Taça. No mesmo evento, o técnico Rômulo Bonates, o “Querido” foi o homenageado do futebol local. E, ainda, sem relação alguma com o futebol, a patrocinadora do evento homenageou o treinador de boxe, Ronaldo Silva, pelo seu projeto Atleta Olímpico, que forma pugilistas e cidadãos no Estado.
3 – David Beckham em Roraima. Em primeira mão, a Folha noticiou em seu site, a passagem do maior astro do futebol inglês no Estado. O ex-jogador tentou passar despercebido no interior de Roraima, por onde produzia, para uma televisão inglesa, um documentário sobre o país-sede da Copa do Mundo.
4 – Thiago Maia no auge da carreira. O ano foi do volante roraimense no Santos, Thiago Maia Alencar. No início do ano, o jogador foi convocado para uma fase de aperfeiçoamento com a Seleção Brasileira. Em agosto, ele participou da campanha do título de seu time no Torneio Internacional de Durban Sub-19, na África do Sul, e em uma das partidas, ele foi eleito o melhor em campo. Foi seu primeiro título pelo clube.
Em outubro, ele estreou no futebol profissional, em jogo pela Série A do Brasileirão, diante da Chapecoense. O roraimense ainda disputou a Copa do Brasil Sub-20, onde o Santos chegou à semifinal. Em novembro, participou da campanha do pentacampeonato paulista do time santista.
Por fim, o volante fechou o ano com chave de ouro, ao tornar-se o primeiro roraimense convocado para a seleção brasileira Sub-20 para a disputa do Sul-Americano, em 2015, no Uruguai – em 2013, tornara-se o primeiro do Estado a ir à seleção Sub-17.
5 – São Raimundo faz a melhor campanha roraimense na Copinha na história. O Sub-20 do Mundão deu um show na Copa São Paulo de Futebol Júnior neste ano. Logo na estreia, derrotou o Desportivo Brasil-SP, por 2 a 1, e empatou em 1 a 1 com o Paraná, tornando-se líder de seu grupo. Porém, foi despachado pelo já eliminado Guarani, por 2 a 0, no jogo que ficou manchado pelo episódio de agressão do zagueiro Douglas.
A equipe terminou em terceiro lugar em seu grupo, com quatro pontos – a melhor campanha de um time roraimense na Copinha era do Baré, que terminou em terceiro na fase de grupos, com três pontos, na edição de 2009.
6 – Talentos do São Raimundo são chamados para outros times. A boa atuação de três jogadores do Mundão na Copinha, chamou a atenção de empresários. O atacante Enival foi contratado por um time sul-coreano.
Os irmãos Renan e Luan, atacante e meia, respectivamente, o meia Kaio, e o zagueiro Sérgio, foram negociados com o Cruzeiro, e passaram por testes no clube mineiro. Todos os jogadores citados acima, com exceção de Sérgio, voltaram ao clube roraimense no decorrer do ano.   7 – Bicampeonato Roraimense Sub-20 – Em campanha invicta, o São Raimundo foi bicampeão Estadual Sub-20 neste mês, ao derrotar o Náutico, por 3 a 1, de virada. O título lhe garantiu a vaga na Copinha de 2016, quando representará o Estado pela quarta vez consecutiva.
8 – Invencibilidade que já dura dois anos. Com a conquista do título Estadual no Sub-20, o São Raimundo completou dois anos que não perde em Roraima. A equipe não perde desde outubro de 2012, quando disputava o Estadual Sub-18, o qual venceu. O time só perdeu quando disputou competições fora do Estado, como a Copa Norte Sub-20 e a Copinha.
9 – Escolinha do Vasco em Boa Vista continua revelando craques. No ano em que o Vasco retornou à elite do futebol brasileiro, a franquia local realizou sua terceira peneira oficial, com o auxílio do coordenador da base do clube carioca, Almir Santos. De 200 garotos, dois foram selecionados para testes no Rio de Janeiro, e 10 foram monitorados. Mas apenas um foi aprovado no CT vascaíno em Itaguaí-RJ, no início de dezembro: o zagueiro Thiago Franco Pinheiro.
Com a aprovação, o coordenador da escolinha do Vasco, Rosivaldo Lima, o Peteleco, chegou ao seu sexto talento roraimense revelado. Além de Thiago, o professor já enviou ao Vasco, Keverson Macedo, Gabriel Silva, Eduardo Felipe, Wairan Basílio, e Romário Lima – este, na semana passada, concedeu entrevista à Folha.
10 – Lifajc comemora ida ao gramado. Com a renúncia do ex-governador Anchieta Júnior – que nos bastidores, foi acusado por esportistas de não liberar os campos do Governo – e a posse de Chico Rodrigues, a Liga de Futebol Amador Jardim Caranã (Lifajc) recebeu o sinal verde para atuar nos campos do Careca e Rei Pelé. Até abril, a entidade realizava seus campeonatos em campos de terra da capital.