Esporte

155 pessoas vão carregar a Tocha Olímpica

Confira quem são os 12 indicados pela Prefeitura para o evento de repercussão mundial

No dia 18 de junho Boa Vista será palco da grande festa de revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016. Para marcar o dia, a prefeitura realizará uma vasta programação cultural e anunciou os detalhes na coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 12.

A tocha está prevista para chegar às 10h do dia 18 e a partir deste momento toda população boa-vistense poderá acompanhar o evento histórico e de repercussão mundial.

Foram escolhidos 155 carregadores para representar o Estado de Roraima. Desses, foram 12 indicados pela prefeitura e 143 pelos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos (Nissan, Coca-Cola e Bradesco). As pessoas escolhidas pela prefeitura representam a cidade em diversas áreas como esporte, cultura e serviços. Desde uma gari a um renomado jogador de futebol.

Entre os escolhidos da prefeitura está o atleta paraciclista Hermano Damasceno, de 35 anos. Hermano é o único representante paraolímpico da Região Norte a participar da Copa Brasil de Paraciclismo, onde disputa desde 2014.

“Me sinto honrado e orgulhoso por fazer parte desse momento especial da nossa cidade, de poder representar todos os paratletas. É uma grande responsabilidade que vou carregar juntamente com a tocha”, disse Hermano.

O jogador de futebol Thiago Maia, condutor indicado pela prefeitura, não estava presente no evento, mas enviou um vídeo falando das expectativas para participar do revezamento na capital. “Vai ser um prazer carregar a tocha em Boa Vista, vai ser um momento histórico para todos nós”, disse.

O percurso será de 32 Km, do centro ao Pintolândia, com rota de 200 metros para cada carregador. Ao chegar no Aeroporto, a tocha será levada pelos ares para a Comunidade Indígena Campo Alegre, onde será recebida em celebração com direito a dança parixara.

Ao retornar à cidade, será dada a largada do revezamento na avenida Ene Garcez, mas precisamente na Praça das Águas, onde passará por diversas ruas e avenidas da capital até a chegada na Praça de Eventos Fábio Marques Paracat, também na Ene Garcez.

O revezamento será encerrado com o acendimento da Pira Olímpica. Antes do protocolo de acendimento da pira pelo último revezador, haverá uma programação cultural composta de música, dança, circo e poesia. O encerramento da Chama Olímpica será realizado com show nacional do grupo Monobloco, que também abrirá oficialmente o Boa Vista Junina 2016.

Para a prefeita Teresa Surita, a tocha em Boa Vista trará visibilidade internacional, destaque no turismo, incentivo ao esporte e a cultura local, geração de renda e projeção para o Maior Arraial da Amazônia.

“Vamos aproveitar o dia que a tocha estará cidade para fazer a abertura do Boa Vista Junina. Acredito que vai ser um dia importante, porque vamos ter a oportunidade de mostrar para o mundo a nossa cidade. Procuramos buscar um pouquinho do que temos para mostrar na cultura, na música e no esporte”, disse a prefeita.

Confira os carregadores indicados pela prefeitura:

– Thiago Maia – jogador de futebol
– Lourdes Sampaio – indígena
– Maria Helena da Costa – gari
– Flávia Cantanhede – nadadora
– Hermano Damasceno – paraciclista
– Pedro Benevides – maratonista
– Shirley Rodrigues – jornalista
– Bruno Raposo – ciclista
– Isaias Miliano – artista plástico
– Joel Maduro – servidor público
– Seu Pelé – servidor público
– Euterpe – cantora

Pontos de apoio

Serão organizados oito pontos de apoio no decorrer de todo o trajeto, para logística entre comitê, organização local e condutores. E ainda oito pontos com apresentações culturais para atrair a população, são eles: Velia Coutinho, Centro Cívico, Getúlio Vargas (Ladeira da Avenida), Intendência de Boa Vista, Banco Bradesco (Ataíde Teive), Vila Olímpica, Germano Sampaio e Portal do Milênio (Saída da Tocha Olímpica).

Com informações da Semuc