Esporte

1ª Edição dos Jogos Escolares municipais terá competições paralímpicas

Mais de 2 mil atletas mirins participam do evento que teve cerimônia de abertura nesta segunda

A abertura da primeira edição dos Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino aconteceu nesta segunda-feira, 12, numa cerimônia com direito a apresentação das 38 delegações, acendimento da Pira Olímpica, juramentos e som com o Instituto Boa Vista de Música. O evento esportivo vai acontecer na Vila Olímpica Roberto Marinho 

As competições seguem até sexta-feira, 16, das 8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30 e envolvem 2.110 alunos de 38 escolas da capital. Entre as modalidades estão: Mini Futsal, Mini Handebol, Mini Basquetebol, Mini Voleibol, Mini Atletismo e a Bocha Adaptada, além de atividades recreativas como Cabo de Guerra e Queimada.

“É a primeira vez na história que a prefeitura realiza os jogos esportivos com as escolas da cidade. Já fizemos os jogos das escolas indígenas e do campo. O evento valoriza e inclui as crianças com deficiência. Temos uma atividade dedicada para elas. Incentivando o esporte, a gente desenvolve a criança de forma integral, trabalha o intelectual e o cognitivo dentro da escola. E nas quadras e na pista trabalhamos o cognitivo, a parte física e motora”, disse o prefeito Arthur Henrique. 

Bocha Adaptada: Evento promove a inclusão do aluno com deficiência

A novidade das competições municipais é a Atividade Paralímpica (Bocha adaptada), que contará com a participação de 43 alunos com necessidades especiais. Entre eles cadeirantes, autistas, surdos e muito mais. As disputas estão marcadas para quarta e quinta-feira, dias 14 e 15, pela manhã (feminino), e à tarde (masculino). 

O evento esportivo foi dividido em duas etapas: a classificatória (seleção dos alunos nas unidades escolares) e a etapa final (culminância do projeto). Serão cinco dias de programação esportivas, recreativas e paralímpicas com alunos do ensino fundamental do 3º ao 5º ano, com a faixa etária de 8 a 11 anos.

Outros festivais esportivos da rede municipal

Festival Esportivo das Escolas do Campo – Com o Tema “Um Tesouro Escondido nas Escolas do Campo”, todos os anos, a prefeitura também promove competições entre as cinco escolas do campo: Aureliano Soares, Maria de Lourdes, Leila Maria, José Davi e Balduíno Wottrich. A 1ª edição foi em 2019, e a segunda em 2021. 

Jogos das Escolas Indígenas – Este ano, pela primeira vez, as 12 escolas indígenas do município participam da 1ª edição dos jogos. O evento aconteceu em maio deste ano, reunindo mais de 600 alunos das áreas indígenas.

Festival de Xadrez – O município promoveu este ano a 4ª edição do evento esportivo. A modalidade  xadrez é um importante conteúdo das aulas de Educação Física, uma prática que desenvolve diversas habilidades cognitivas essenciais para os alunos.