Esporte

1º Torneio de Rugby em RR fará história

Competição começa às 10 horas, no estádio Ribeirão, com entrada gratuita. O Roraima Sevens é a 1ª Etapa da Copa Amazônia Legal de Rugby

Este final de semana será histórico para o esporte roraimense. Neste sábado, 13, e domingo, 14, o estádio Ribeirão será palco do primeiro torneio oficial de rugby de sete jogadores em Roraima: a 1ª Etapa da Copa Amazônia Legal de Rugby – Roraima Sevens, cujo campeão masculino garante vaga no Campeonato Brasileiro da modalidade. A entrada é gratuita.
Oito times de Roraima e Amazonas estão na disputa. No masculino, jogam Makuxi-RR e Tepuy-RR, Grua-AM e Manaós-AM (o time B do Grua). Já no feminino, estão no torneio Makuxi A-RR, Makuxi B-RR, Arawak-AM e Dessana-AM. Os jogos serão disputados das 10h às 12 horas e das 15h30 às 17h30, nos dois dias.
Tanto no masculino como no feminino os times jogam entre si, e os dois que somarem mais pontos avançam para a final, que será disputada a partir das 15h30 deste domingo. Os patrocinadores do evento farão a entrega de troféus aos campeões dos naipes e autoridades devem comparecer ao estádio.
Eram esperadas equipes de outros estados e países, que até se inscreveram, mas não conseguiram transporte. “A grande dificuldade no Norte é a questão do deslocamento. Houve equipes que até pagaram inscrição mas não conseguiram transporte”, explicou um dos organizadores do evento, Célio Oliveira.
Segundo Oliveira, a primeira competição no Estado irá contribuir para o crescimento da modalidade em Roraima. “Esta competição é anual, e a tendência é que ela se torne um evento internacional, com equipes regionais, até para dar um volume, uma visibilidade no Estado, com o intuito de desenvolver o esporte aqui e mostrar ao Brasil que em Roraima também há rugby, e de altíssima qualidade”, declarou.
O organizador, que também é técnico do Makuxi, ressaltou que o time feminino tem mais chances de brigar pelo título que o masculino, que irá competir com equipes muito mais experientes.
“O nosso time feminino é muito bom. Ele tem três meninas da Venezuela, que são atletas de alto nível, e isso vai dar um suporte bem interessante. A questão do masculino é um pouco mais complicada, porque é um time que tem dois anos e que jogará contra um que tem 20 (Grua). Então, é um pouco mais complexo de a gente jogar contra eles e ganhar. Mas, no Sevens, tudo pode acontecer. A gente tem jogadores muito bons, que podem fazer a diferença”, disse o técnico.
RUGBY DE SEVENS – O rugby de Sevens é disputado por dois times em campo, com sete jogadores em cada lado, em dois tempos de sete minutos. A bola é em formato oval, e o objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos. Há vários meios de pontuar, entre eles o “try” (cinco pontos) – quando o jogador leva a bola para depois da linha final do campo -, e as conversões (dois pontos) – que são cobradas logo após o try, com chutes em direção aos postes localizados no final do campo, que deve ter o comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros.