Mais de 50 atletas participam da 3° etapa do Campeonato Roraimense de Bicicross 2025 neste domingo, 24, a partir das 15hs. O evento acontece na Praça Germano Sampaio, bairro Pintolândia, em Boa Vista. As inscrições para participar ainda estão abertas.
Os destaques para terceira etapa são as presenças da delegação roraimense, que fechou na terceira colocação do Campeonato Brasileiro 2024, em Curitiba (PR). Também estará no páreo Adolfo Moratelli Doi, quarto colocado no Mundial, em Glasgow, na Escócia.
Conforme conta o presidente da Federação Ciclística de Roraima, Adriano Paulino, a expectativa está alta para a competição e disputa esportiva. “Todos falando da competição, não se fala de outro assunto na cidade, a expectativa é de praça lotada”, disse Adriano Paulino.
Os interessados em participar podem garantir sua vaga, com R$ 40. Mais informações podem ser adquiridas pelo contato: (95) 99142-3182.
História do esporte
O bicicross surgiu em 1969, na cidade de Santa Mônica (EUA), por meio de um grupo de adolescentes, que se reuniu e tentou fazer com suas bikes as mesmas manobras que os pilotos de motocross faziam.
Já no Brasil, são muitas as histórias que falam sobre a origem do bicicross no país. Uma delas conta que Orlando Camacho, em 3 de julho de 1978, foi convidado pela Monark Racing do Brasil, na América do Sul a implantar o Bicicross no Brasil, também conhecido por BMX. A partir dali surgiram as primeiras bicicletas modelo aro 20 circulando pelas ruas e avenidas.
Em Roraima, o bicicross chegou nos anos 90, sendo praticado no Parque Anauá. Em meados dos anos 2000 surgiu a primeira associação de BMX, hoje fazendo parte da Federação Ciclística de Roraima.