Esporte

Academia de artes marciais abre curso de Krav Maga em BV

A prática tem como ferramenta os movimentos do próprio corpo e foco na autodefesa

A violência nas cidades tem sido a grande preocupação da sociedade nos últimos tempos. Fruto da necessidade básica de sobrevivência, a tendência das pessoas é ir em busca de opções de segurança na tentativa de ficarem de fora das estatísticas da violência urbana.
Pensando nisso, uma academia em Boa Vista está oferecendo vagas para um curso que ainda é novidade no Estado, o krav maga.
O curso, que tem foco na defesa pessoal, está programado para acontecer nos dias 28, 29 e 30 de dezembro, das 19h às 21h, na academia Chonkwon de Artes Marciais, e será ministrado pelo mestre Amaury Carvalho que é faixa preta 4º Dan e representante da Confederação Brasileira de Krav Maga Real Combate em Roraima.
Entre as noções de Krav Maga, o curso abordará técnicas de combate corpo-a-corpo, defesa de armas brancas e defesa de armas de fogo.
“A intenção de trazer esse curso para Boa Vista é dar a oportunidade das pessoas conhecerem o krav maga e poderem se preparar para possíveis situações de perigo causadas pelas ocorrências de violência do dia a dia”, disse Carvalho.
Conhecida como “a defesa pessoal israelense”, o krav maga não tem restrição de sexo e nem tipo físico, podendo ser praticado por todos que queiram aprender técnicas de autodefesa.   Para essa primeira turma, serão oferecidas 20 vagas. A taxa de matrícula é de 50 reais e ao final do curso cada aluno receberá um certificado de conclusão. A faixa etária para participar do curso será restrita. Para se matricular é preciso ter idade acima de 12 anos.
“Caso a procura seja maior do que o limite de vagas, poderemos oferecer o curso em outros horários também. Mas para isso, é preciso que haja o fechamento dessa primeira turma com certa antecedência”, ressaltou Carvalho.
Para realizar a reserva de vagas o interessado poderá entrar em contato pelos telefones (95)99159-0910 e (95)88116-1171 ou comparecer à academia Chonkwon, situada à rua Nagib Eluan, ao lado da Praça do Cambará.
TÉCNICA E PRINCÍPIOS Nascida pelas mãos de Imi Lichtenfeld, em meados dos anos 40, a técnica utiliza como ferramenta o próprio corpo. Nela, os movimentos naturais do praticante podem ser trabalhados tanto para defesa própria quanto para o combate, onde os pontos fracos do oponente, por serem basicamente os mesmos em todas as pessoas, podem ser explorados.
Segundo o site da Federação Brasileira de Krav Maga e Kapap (www.kravmagabrasil.org), são sete os princípios básicos que regem o Krav Maga.
•    O 1º deles é evitar que se entre em situações de perigo. •    O 2º diz que a base é a utilização dos reflexos do corpo humano. •    O 3º é buscar o mínimo de risco pessoal possível. •    Tentar sempre desencorajar o atacante através do diálogo antes de entrar em confronto é o 4º dos princípios. •    O 5º é atacar sempre as zonas mais frágeis do corpo humano, como olhos e garganta, para que se consiga controlar melhor o adversário. •    O penúltimo, é aproveitar os objetos que estão ao alcance na hora do combate. •    O último e mais realista dos princípios, é que não há regras, nem limites técnicos, muito menos proibições. No Krav Maga todos os golpes são permitidos quando se trata de salvar vidas.
Apesar da característica esportiva, o krav maga não se transformou em um esporte. Na contramão de artes marciais como jiu-jitsu, muay thay e kung fu,  o krav maga é a única luta que é reconhecida mundialmente apenas como defesa pessoal e não como arte marcial.
Utilizado pelas principais forças policiais e militares do mundo todo como FBI,  Swat, o corpo de fuzileiro navais dos Estados Unidos e, aqui no Brasil, pelo Bope entre outras organizações, a luta ajudou o exército israelense a conquistar a independência de seu país.