Com apenas 14 anos o roraimense Yan Emanuel conquistou o título de Mestre Nacional de Xadez, norma máxima da Confederação Brasileira de Xadrez, no Regional Norte de Xadrez, que ocorreu de 30 de maio a 02 de junho, em Boa Vista. Ele é o mais jovem enxadrista de Roraima a conquistar o maior título da modalidade no Brasil.
Durante o Regional Norte 2024 Absoluto, em que conquistou a norma de Mestre Nacional, o adolescente conseguiu impressionantes 4,5 pontos em 6 possíveis. O torneio foi disputado e contou com 48 enxadristas de altíssimo nível de toda a região Norte. Na classificação geral, Yan Emanuel conquistou o sétimo lugar entre os competidores.
“Foi uma conquista muito importante, para a qual eu vinha me preparando há um bom tempo, com treinamentos diários. Tive que abrir mão dos Jogos Escolares Brasileiros Sub-18 para me preparar bem, pois sabia que o Regional seria muito difícil. O próximo passo é continuar nesse ritmo e, com fé em Deus, participar do Mundial que ocorrerá em Florianópolis”, explicou Yan, em entrevista a FolhaBV.
O adolescente começou no xadrez em janeiro de 2022, inspirado ao ver seu avô Rogério Sales jogando. Fascinado pelo jogo, Yan decidiu baixar um aplicativo de xadrez e começar a jogar. Desde então, ele desenvolveu um grande interesse pelo jogo, percebendo que, para evoluir, precisava se aprofundar mais e adquirir mais conhecimento sobre xadrez.
Ele já havia ganhado medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2022, na modalidade blitz e medalha de prata na Série Prata no JEBs 2023 por equipes.
O pai de Yan, Ighor Macedo, que é vice-presidente da Federação Roraimense de Xadrez, explica o filho se dedica diariamente no esporte, para ele a sensação que fica é a de orgulho.
“Eu, como pai, fico muito orgulhoso em ver que ele conseguiu a norma máxima da Confederação Brasileira de Xadrez, pois sei o quanto ele se dedica diariamente, estudando de 3 a 4 horas por dia, seja na frente do computador, com livros, entre outros recursos. Costumo sempre dizer para ele que tudo o que é mais difícil tem mais sabor e que todo sacrifício é recompensado”, relatou Ighor Macedo.
Ighor aproveitou para agradecer ao primeiro professor de Yan, Allan Ciro, à Escola Euclides da Cunha a qual o filho estuda, a Federação Roraimense de Xadrez e ao professor Victor Gabriel. Ele afirma que sem a ajuda destes parceiros, o sonho de seu filho não seria possível.
Sobre o Regional Norte de Xadrez
O Regional Norte de Xadrez 2024 ocorreu do dia 30 de maio à 2 de junho, é organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez e teve como objetivo declarar o Campeão Absoluto da Região Norte, além de premiar os melhores jogadores em diferentes categorias.
O torneio contribuiu para a melhoria contínua do xadrez na região e promoveu o intercâmbio entre enxadristas do Norte. Contando com 48 participantes, o evento atraiu enxadristas renomados da região.