Esporte

Ângelo quebra recorde no salto em distância no Desafio Roraima x Amazonas

Atleta de prata nos Jogos Escolares da Juventude saltou 6,13 metros e tentará medalha nos Jogos Escolares Sul-Americanos

Depois de fazer história no atletismo de Roraima ao ser o primeiro atleta do Estado a conquistar medalha de prata no salto em distância dos Jogos Escolares da Juventude, Ângelo Atkinson, de apenas 13 anos, quebrou a sua melhor marca na carreira ao pular 6,13 metros no Desafio Roraima x Amazonas, realizado no último fim de semana, na pista da Vila Olímpica Roberto Marinho.

O vice-campeonato nos Jogos Escolares da Juventude, realizado em setembro, na Paraíba, credenciou o atleta a representar Roraima nos Jogos Escolares Sul-Americanos, que será realizado em dezembro, em Medellín, na Colômbia. O salto efetuado no Desafio do final de semana superou a marca de 5,90 metros conquistada nos jogos nacionais e, se repetir o feito, Ângelo terá grandes chances de medalha na competição internacional.

“Para participar do Sul-Americano tem que ficar entre o 1º e 2º colocado nos Jogos da Juventude, que serve como seletiva. Ele ganhou na categoria do salto em distância, com salto de 5,90 metros. Agora, nesse final de semana, houve um campeonato e ele pulou 6,13 metros, superando a marca dele. Se ele continuar com essa marca, trará uma medalha para o Estado”, destacou o diretor da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Valtenrique Macedo, que acompanhará o atleta na Colômbia.

Na competição internacional, Ângelo será o único representante de Roraima e vai participar do salto em distância e da corrida dos 150 metros. “Já pegamos a documentação dele e mandamos para Brasília. Iremos sair daqui de Roraima e o ponto de encontro será em são Paulo, onde iremos reunir a todos e partir para a Colômbia. Os jogos serão de 11 a 18 de dezembro”, informou.

HISTÓRICO – O atleta Ângelo Atkinson fez história no atletismo de Roraima ao ser o primeiro a conquistar uma medalha de prata no salto em distância dos Jogos Escolares da Juventude, que foram disputados em João Pessoa-PB. Ângelo saltou 5,90 m, superando sua marca de 5,63 m nos Jogos Escolares de Roraima deste ano e quebrou o recorde estadual, que antes era de 5,83 m. Com a conquista, o jovem atleta de 13 anos da Escola Municipal Maciel Ribeiro Vicente da Silva, do Município do Bonfim, credenciou-se para representar o Brasil nos Jogos Escolares Sul-Americanos.

Além de Ângelo, o atleta campeão dos Jogos Escolares, Vinícius Silva, do Colégio Estadual Princesa Izabel, do Paraná, que saltou 6,07 m, serão os representantes do Brasil no Sul-Americano. (L.G.C)