Referência da natação macuxi e um berço de revelação de talentos, a Aquática Marinho (RR) iniciou pré-temporada de seis dias, visando as competições da temporada 2022. Nomes mais experientes como Yago Araújo e Pedro Medrado e outros 15 aumentaram o circuito de atividades, pela manhã desta quinta-feira (3), na Vila Olímpica.
A delegação da Aquática Marinho tem intensificado os trabalhos cinco vezes por semana. O treinos ocorrem na Vila Olímpica, em parceria da Fundação Esporte, Turismo e Cultura (Fetec) com os clubes filiados à federação.
“Começamos a temporada com trabalho mais prático fora d’água. O treinamento dentro d’água está sendo um trabalho mais técnico, com fundamentos e correção” explicou a treinadora da Aquática Marinho, Teca Marinho.
Cronograma
São dez horas diárias dedicadas ao esporte por parte da treinadora Teca Marinho. Divididos entre treinamentos, tabulação, análise de desempenho e coordenação.
“Iremos realizar alguns testes motores com os atletas de alto rendimento como: teste de agilidade, flexibilidade, corrida e além das anamneses para avaliarmos os atletas trimestralmente”, detalhou Teca.
Calendário semestral
Em fevereiro, representando a Aquática Marinho, o atleta roraimense Yago Araújo representa no Campeonato Brasileiro de Águas Abertas. Compete nas provas de 5 e 10 km, em Porto Alegre (RS).
Os demais atletas da delegação alviceleste das piscinas se planejam para primeira competição do ano. Em março tem pela frente o Campeonato Eduardo Amorim Troféu Flamarion Vasconcelos, em Boa Vista.
Em abril, a Copa Norte Troféu Leônidas Marques ocorrerá em Belém (PA). A delegação da Aquática Marinho fecha o primeiro semestre disputando o Campeonato Brasileiro Infantil, em Uberlândia (MG).
Por João Paulo Oliveira