A Aquática Marinho/Assopbm foi campeã da categoria Absoluta (Infando Campeonato Estadual de Natação (Troféu Denice Queiroz), que reuniu 76 nadadores no último final de semana, na piscina Vila Olímpica Roberto Marinho. A equipe somou 805,50 pontos, 378 a mais que a vice Apabv/6º BEC. Em terceiro ficou a Escolinha da Vila Olímpica, com 67. Na premiação das categorias Mirim e Petiz, o clube vencedor foi a Apabv, com 377 pontos, seguida pela Aquática Marinho, com 104.
A técnica do time campeão, Astréa Teca Marinho, agradeceu o apoio do presidente da Assopbm, Maclean, do preparador físico da equipe Moisés Alves, e dos pais e atletas.Ela, que também é vice-presidente da Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar), viu com bons olhos a evolução dos atletas locais, e espera que a natação local evolua em 2015. “Para o ano que vem, a torcida é para que tenha mais eventos, competições, clubes e nadadores participando”.
O técnico daApabv, Yórran Greco, que comanda a equipe há apenas quatro meses, diz que o evento superou suas expectativas, mas pretende melhorar o desempenho de sua equipe com os seus atletas baixando suas marcas.
A última competição do calendário 2014 da Fedar proporcionou três quebras de recordes. O ex-Corinthians Eduardo Amorim (categoria Júnior – 17 a 19 anos), da Apabv, foi recordista do campeonato na prova dos 100m livre, com a marca de 54s58 – o recorde anterior de 55s57, pertencia a Dellano Silva, e já durava sete anos.
Flávia Cantanhede (Sênior – 20 a 24), da Aquática Marinho, quebrou o recorde o recorde que pertencia a si mesmo, na prova dos 100m costas, onde fechou com a marca de 1min15s41 – a marca anterior era de 1min15s41, de março deste ano. O nadador Thiago Riker, da mesma equipe e categoria de Flávia, também quebrou o recorde que pertencia a si mesmo, nos 100m livres, com o tempo de 54s85.
Com boa performance nos 200m borboleta, onde venceu por uma diferença de 25 metros para o segundo lugar, Flávia Cantanhede diz que sua atuação em todo o evento foi razoável, mas espera melhorar em 2015. “Esta competição marca a minha preparação para 2015. No geral, achei minha atuação razoável, não foi das melhores, mas apesar disso, o resultado foi satisfatório”, declarou.
OS MELHORES ÍNDICES TÉCNICOS – A Aquática Marinho consagrou quase todos os atletas com melhor índice técnico, com exceção de Eduardo Amorim, da Apabv. Na lista, estão Aymê Nobre e Julio Rosa Lira, no Infantil (13 e 14); Thayna Vita e Guilherme Vicente, no Juvenil (15 e 16); Isabelle Araújo e Eduardo Amorim, no Júnior (17 a 19); e Flávia Cantanhede e Thiago Riker, no Sênior (20 a 24).
Com uma boa atuação na prova dos 400m livre, onde venceu com o tempo de 4min54s39, com uma diferença de 50 metros para o segundo colocado, Guilherme Vicente gostou de sua atuação, mas espera melhorar seu desempenho no próximo ano. “Fiz os 400m quase com o meu melhor tempo, depois de ter nadado 100m peito. Espero que 2015 seja bem melhor”.
OS MAIS EFICIENTES – Entre os nadadores mais eficientes – os que mais pontuaram para suas equipes -, estão: Yasmin Josino Barbosa e Ricardo Melo (ambos da Aquática Marinho), no Infantil; Amanda Nobre (Aquática Marinho) e Murilo Santos Junior (Apabv), no Juvenil; Monica Carvalho e Richardo Alves (ambos da Apabv), no Júnior; e Flávia Cantanhede e Greyke Terra (ambos da Aquática Marinho), no Sênior.
TROFÉU DENICE QUEIROZ – O Estadual de Natação leva o nome da professora de natação Denice Queiroz, já aposentada. Entre suas inúmeras contribuições para a natação local, foi a criação da Federação Aquática de Roraima (FAR) – atual Fedar- , em 1987.
O evento deste ano contou com o apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Esporte e Cultura (Fetec) e Defesa Civil.
Esporte
Aquática Marinho é campeã Estadual
A equipe venceu com 378 pontos a mais que a vice Apabv, na última competição do calendário 2014 da Fedar, que proporcionou três quebras de recordes