Satisfatório. É assim que a equipe Aquática Marinho define sua participação na XXIII Copa Amazônica de Natação – Troféu Internacional Lucy Queiroz. O evento realizado em dois dias na cidade de Rio Branco/AC terminou neste sábado, 31, com o brilho roraimense nas piscinas acreanas. Foram 12 medalhas conquistadas, destas, dez foram de ouro e duas pratas com apenas quatro atletas em sua delegação.
A competição faz parte do calendário da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e contou com participação de dez clubes, com um total de 240 atletas oriundos dos estados do Acre, Rondônia, Roraima, São Paulo e a equipe internacional do Peru. A Aquática Marinho encerrou sua participação no torneio com o terceiro lugar na categoria Júnior e sênior.
A missão de representar o Estado ficou por conta de Yasmin Barbosa, Rhuan Dhellon, Amanda Nobre e Matheus Antony, nas categorias Júnior e Sênior, respectivamente. Ambos foram campeões.
Feliz com os resultados, a treinadora Kamyla Brasil definiu a partição roraimense na competição como satisfatória, tendo em vista o desafio de seus atletas nadarem em uma piscina de 25m e não de 50m como estão habituados.
“A gente foi com uma boa expectativa, mas é claro, uma competição num formato diferente que a gente é acostumado a competir. Estamos voltando pra casa muito satisfeitos, felizes, com a bagagem cheia de medalhas, os meninos com índice técnico, então, acredito que os lugares que a gente alcançou nos pódios foram muito expressivos e ainda nos trouxeram a terceira colocação na categoria Júnior e Sênior, apenas com dois atletas em cada”, frisou a comandante.
“Estamos extremamente felizes, os meninos estão extremamente satisfeitos com o resultado, com os tempos, com a nova experiência, e agora é voltar e se preparar, dá uma descansada porque na semana que vem a gente tá indo pra Salvador-BA, pra um novo desafio”, acrescentou.
Segundo a treinadora, os resultados surpreenderam, haja vista, o modo como as provas foram realizadas, com os tempos zerados, o que não permitiu a equipe ter uma previsão do que seria desde a largada dos atletas até o fechamento da prova.
“Foi tudo muito surpreso, mas eles estavam treinados, super calmos, tranquilos pra competição com uma boa expectativa. A conversa foi boa, só alegria e graças a Deus nosso objetivo foi alcançado”, concluiu.
RESULTADOS – Os quatro atletas que defenderam a bandeira do Estado sagraram-se campeões em suas respectivas provas, três deles com três ouros cada.
Confira como foram os resultados:
• Yasmin Barbosa (Júnior): campeã nas provas dos 50m costas, 100m costas e 100m peito. Além de ser a atleta com melhor Índice Técnico pela categoria Júnior Feminino.
• Rhuan Dellon Ferreira (Júnior): campeão nas disputas das provas dos 50m livre, 50m costas e 100m costas. Ele também foi o atleta com melhor Índice Técnico, desta vez pela categoria Júnior Masculino.
• Amanda Nobre (Sênior): campeã nadando as provas dos 100m livre, 200m livre e 100m medley.
• Mateus Antony (Sênior): o nadador foi campeão nos 100m Medley e prata nas provas dos 100m Peito e dos 100m Borboleta.