Sem receber o pagamento referente aos Jogos Escolares do ano passado, parte da arbitragem que está escalada para os Jogos Escolares deste ano ameaçou paralisar as atividades das modalidades que já estão em disputa desde ontem, primeiro dia de competições. Em redes sociais, os árbitros chegaram a cogitar uma paralisação geral até o Governo efetuar o pagamento.
No final da tarde, o gerente técnico dos Jogos, professor Rômulo “Querido” Bonates, informou que apenas os árbitros do tênis de mesa haviam paralisado, mas que já teriam voltado a trabalhar.
“Já conversamos com eles (árbitros de tênis de mesa) e dissemos que o dinheiro já está na Sefaz [Secretaria Estadual da Fazenda] para encaminhamento para o banco e, na segunda ou na terça-feira, estará na conta deles”, afirmou. “Os árbitros das outras modalidades já estão cientes de que o pagamento será efetuado e estão todos trabalhando normalmente”, afirmou.
À Folha, dois árbitros que preferiram não se identificar disseram que a maioria dos colegas só iria trabalhar se houvesse o pagamento atrasado e a garantia de que receberiam o pagamento deste ano assim que encerrasse a competição.
“Para este ano, o pagamento já está garantido”, afirmou Bonates.
A reportagem falou com o coordenador da modalidade tênis de mesa, Fernando Luiz Imagawa, que confirmou ter retradado o início dos jogos, mas que, depois de conversar com a coordenação geral dos Jogos, teria iniciado as disputas na parte da tarde.
“O problema maior não foi a falta de pagamento atrasado, mas um acordo que fizemos com o Instituto do Desporto [da Secretaria Estadual de Educação, responsável pela realização dos Jogos] que garantiu que até o meio-dia o dinheiro estaria na Sefaz, e até este momento [às 16h] não chegou lá, mas voltamos aos trabalhos logo depois que retornou a energia e estamos atuando normalmente, e vamos trabalhar no sábado e nas finais, neste domingo, como programado, mediante promessa do pagamento sair até a próxima terça-feira, dia 26”, disse. “Se na terça-feira não sair o pagamento, aí vai haver uma paralisação geral dos árbitros de todas as modalidades”, frisou.
A 45ª edição dos Jogos Escolares de Roraima começou nesta sexta-feira, dia 22, com as disputas nas competições individuais de atletismo, tênis de mesa e xadrez e da coletiva de handebol.
Este ano as provas do atletismo estão sendo disputadas na pista da Vila Olímpica Roberto Marinho. As competições de tênis de mesa estão acontecendo na Escola Estadual Ana Libória; e o xadrez, na Escola Estadual Monteiro Lobato. O vôlei de praia está sendo disputado na quadra de areia da Federação Roraimense de Vôlei. Já o handebol tem seus jogos no ginásio Hélio Campos.
O futsal será na Vila Olímpica e ginásio Hélio Campos; voleibol, na Vila Olímpica e Instituto Federal de Roraima; basquete, na escola Penha Brasil; futebol, no estádio Rei Pelé e Instituto Federal de Roraima.
Ao todo, mais de 3.100 atletas/estudantes de 104 escolas públicas e privadas da Capital e dos 14 municípios do interior estarão disputando as melhores posições em 13 modalidades.