A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou, nesta quinta-feira, os 33 atletas para representar o país nos Campeonatos Pan-Americanos de Judô nas categorias Sub 18 e Sub 21, que serão disputadas em Cancún, no México, no período de 28 de junho a 02 de julho. O atleta roraimense Aristides Lucena Junior, da Associação Ases do Norte de Judô de Roraima (filiada à Federação de Judô do Estado de Roraima – Fejurr), foi novamente convocado pela CBJ para compor o selecionado brasileiro no Pan. Atualmente, Aristides é o 2° colocado do Ranking Nacional das Categorias de Base e é uma das apostas da CBJ, devido seu desempenho nas etapas internacionais que disputou ao longo do ano, de acordo com o gestor das categorias de Base da CBJ, Marcelo Theotônio.
“Nós convocamos os líderes do Ranking Nacional das Categorias de Base e, para as únicas duas vagas na classe Sub 18, consideramos o desempenho internacional dos atletas”, explicou Marcelo Theotônio, no site da CBJ.
Já o treinador do atleta na Associação Ases do Norte, Sérgio Borba, apesar da convocação ter sido em cima da hora, a viagem para a concentração em Pindamonhangaba já é no próximo domingo, dia 25, mas Aristides está pronto para representar Roraima e o Brasil. “O Aristides está pronto para desempenhar o melhor papel possível, pois vem treinando exaustivamente para estar em condições de disputar uma competição desse nível”, disse. “Esse é o segundo ano que Aristides disputa o Pan-Americano, tendo sido campeão tanto do Pan quanto do Sul-Americano em 2016”, lembrou. “Roraima tem se mantido em destaque no cenário Nacional e Internacional no Judô, já que Aristides é o 9° melhor atleta do ranking mundial e existem grandes possibilidades de estarmos representados no Campeonato Mundial desse ano”, frisou.
Antes de embarcar para o México, a delegação brasileira se concentrará do dia 25 ao dia 28 em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, para fazer final de preparação.