Aristides Lucena segue escrevendo seu nome na história do esporte local. Depois de ser o primeiro roraimense a conquistar o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-18, agora foi a vez do atleta de 15 anos comemorar o título da categoria até 50 quilos do Campeonato Pan-americano da categoria, nesta sexta-feira, na cidade de Córdoba, na Argentina.
Lucena integrou a seleção brasileira Sub-18 na competição por ser o segundo colocado do ranking de sua categoria no País. A exceção aberta pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) – que chama apenas os melhores de cada categoria -, foi devido ao ótimo desempenho do atleta da Associação Ases do Norte no Brasileiro deste ano.
E a final da competição internacional foi exatamente contra o número um do ranking da categoria até 50 quilos, o carioca Victor Hugo Almeida. No combate, o roraimense foi superior e venceu o rival por um wazari.
“O sonho que a gente projetou primeiro era que o Aristides fosse campeão brasileiro. E agora, com ele campeão pan-americano, fico imaginando o que se passa na cabeça dele. Porque, para nós, o Brasileiro era impossível de realizar”, disse o técnico do atleta, Sérgio Borba.
Na semifinal contra o equatoriano Leonel Kunchikiai, Lucena ganhou, também, por um wazari. Já na primeira luta, o brasileiro eliminou o canadense Aidos Sapenov, por ippon.
A categoria até 50 quilos reuniu sete atletas. Além dos rivais diretos de Aristides Lucena, também participaram: o anfitrião argentino Ignacio Vargas, o estadunidense Leon Simakhov e o colombiano Diego Castano.
Mas a passagem do roraimense pela Argentina ainda não terminou. Neste domingo, em Córdoba, o atleta representará o Brasil novamente, desta vez no Campeonato Sul-americano Sub-18.