A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) entregou nesta segunda-feira (26) a comenda Orgulho de Roraima para a atacante roraimense Vitória Almeida, do Braga (Portugal).
“Com esse título, aumentam as minhas responsabilidades, meus deveres, e os meus cumprimentos de levar, o mais alto possível, o Estado de Roraima. Estou muito feliz, é indescritível. Quero dizer que, se você tem um sonho, desde que você tenha foco, objetivo, e trabalhe para realizar, com certeza o resultado virá”, declarou a jogadora de 23 anos.
Autor da comenda, o deputado Marcos Jorge (Republicanos) declarou que a atleta “é fonte de orgulho para todos nós e de inspiração para aqueles jovens que querem vencer na vida, fazer a diferença”.
Vitória Almeida nasceu em Alto Alegre em 26 de agosto de 1999. Iniciou sua carreira no futsal, ao jogar pelo Atlético Valência, tendo sido vice-artilheira no título roraimense da equipe em 2015. Depois, migrou para o futebol de campo ao vestir a camisa do Atlético Roraima.
No futebol, se tornou a primeira roraimense convocada pela seleção brasileira Sub-20, após participar de uma seletiva que reuniu centenas de jogadoras em Manaus, em 2016.
Vitória também teve passagens por São Raimundo (RR), 3B (AM), Vicsale Okinawa (Japão) e o Famalicão, por onde se destacou como artilheira do Campeonato Português na temporada 2020/2021.
Seu desempenho chamou a atenção do Braga, um dos maiores clubes de Portugal, que a contratou. Pelo time, ela foi campeã da Taça da Liga Feminina e foi, pelo segundo ano seguido, artilheira do Campeonato Português.