Atleta cego comemora 40 anos cruzando a linha de chegada da 9 de Julho

O momento de cruzar a linha de chegada sempre vem carregado de emoção; Confira histórias de alguns dos primeiros colocados

João Batista Filho celebrou seu aniversário de 40 anos correndo 5km na 9 de Julho. (Foto: Fernanda Vasconcelos/FolhaBV)
João Batista Filho celebrou seu aniversário de 40 anos correndo 5km na 9 de Julho. (Foto: Fernanda Vasconcelos/FolhaBV)

Nada como comemorar o aniversário fazendo o que a gente ama, não é mesmo? Esse foi o caso de João Batista Filho, um atleta com deficiência visual (PCD), que celebrou seu aniversário de 40 anos de uma maneira única: cruzando a linha de chegada dos 5 km da Corrida 9 de Julho.

Além de correr de maneira profissional, João tem a corrida como um hobby. “E hoje estou fazendo 40 anos e comemorando aqui na pista. Isso é maravilhoso!”, afirmou.

O atleta faz parte do grupo de corrida Jabuti do Lavrado e aproveitou o momento para agradecer ao seu guia Emílio, que fez o percurso ao seu lado. “Esse cara aqui é um guerreiro. Há 50 dias, ele estava na UTI (Unidade de terapia intensiva) lutando entre a vida e a morte por conta de uma síndrome. E hoje ele está aqui e foi meu guia”, concluiu.

Vídeo: Fernanda Vasconcelos/ FolhaBV

Emílio, que tem um problema na fala, retribuiu o agredecimento do amigo com lágrimas no rosto.

Campeã 10 Km Elite (Feminino)

A amazonense Franciane ficou em 1º lugar na categoria elite feminina dos 10 km. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O momento de cruzar a linha de chegada sempre vem carregado de emoção, e na categoria elite feminina dos 10 km, a amazonense Franciane dos Santos foi a primeira mulher a finalizar o percurso. Ela é uma participante assídua da corrida 9 de Julho e afirmou ter vencido várias vezes, afirmando que cada vitória carrega um sentimento de orgulho.

“Sou de Manaus e venho todos os anos. Esta deve ser minha quinta vitória, e o orgulho é sempre imenso. Estou muito feliz por ter voltado”, disse Franciane.

Franciane é reconhecida como uma das principais corredoras femininas do Brasil, tendo alcançado o 4º lugar na São Silvestre, uma das corridas mais prestigiadas da América do Sul, que possui um percurso de 15 km.

2º lugar 10km Elite (Masculino)

Welling Cipó ficou em 2º lugar na categoria elite masculina dos 10 km, . (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Na categoria elite masculina dos 10 km, o pernambucano Wellington Cipó conquistou a segunda colocação na corrida, na qual participa desde 2015.

“Venho todos os anos e para mim é sempre um privilégio participar dessa prova. Com esse resultado, estou extremamente feliz”, afirmou Wellington.

Ele competiu ao lado de seu amigo Giovani dos Santos, o mineiro que alcançou o 1º lugar.

“Foi uma corrida em equipe, eu e meu parceiro trabalhamos juntos, e chegar na frente foi uma vitória dupla. Graças a Deus, deu certo para nós”, concluiu.