Esporte

Atleta de Roraima é campeã sul-americana de karatê

Com o ouro conquistado em Guayaquil, no Equador, ela garante vaga no Campeonato Pan-americano, em agosto, no México

A atleta Laura Calado, de 13 anos, foi campeã sul-americana de karatê Sub-14 na modalidade kata, que simula ações de combate por meio de sequência de movimentos. Com o ouro conquistado em Guayaquil, no Equador, ela garante vaga no Campeonato Pan-americano, em agosto, no México.

Laura pertence ao Instituto Bushido, que embora sediado em Manaus, é filiado desde 2017 à Federação Roraimense de Karatê (FRK). “Fiquei muito feliz com essa vitória, pude ver que todo o meu esforço, toda minha dedicação, que não foi só minha, valeu a pena. Queria agradecer todo mundo. Meus apoiadores, que estão fazendo tudo por mim, também têm espaço nessa vitória”, declarou.


Laura Calado sobe ao lugar mais alto do pódio da categoria Sub-14 (Foto: Divulgação)

Na classificatória, a amazonense exibiu um movimento conhecido como “suparinpei”, em que ela introduz duas formas de chute. A execução garantiu a ela a segunda melhor entre oito atletas: 21.28, ficando atrás apenas da brasileira Beatriz Lins, que fechou com 21.34.

As duas melhores da chave se enfrentaram na final, quando Laura executou uma performance chamada “annan dai”, a qual, no início, exige concentração. Em seguida, ela realiza movimentos circulares. Logo em seguida, há uma espécie de explosão de energia. A exibição convenceu os jurados, que lhe deram a maior nota (21.74), cinco décimos acima da vice-campeã Beatriz Lins (21.2)