Tulio Torres Casto (14) e Newton Venzel Perdiz (16) do Clube Atlético Independente, foram convocados para representar a Seleção Brasileira Juvenil de Handebol de Praia no Campeonato Sul Centro Americano, que ocorrerá na cidade de Iquique, no Chile, de 2 a 8 de dezembro de 2024.
A convocação foi realizada pelo técnico José Nilton Cardozo Júnior juntamente com a Confederação Brasileira de Handebol. O Brasil é atual campeão do torneio, conquistado sobre a Argentina, e irá em busca do bicampeonato. Esse campeonato dará vaga para o Mundial.
O técnico dos atletas, Elton Guedes, contou que já treina os garotos há 2 anos e que ambos estavam sendo monitorados pelo técnico da seleção. “Esses meninos começaram a treinar comigo em 2022. Em 2023, eles foram para o Campeonato Brasileiro Cadetes e o técnico já estava lá observando”, contou.
Elton ainda conta que o José Nilton veio até Roraima para observar mais de perto os atletas e fazer uma clínica de avalição, pois a comissão técnica brasileira estava monitorando há um bom tempo o Newton e o Túlio, além de demais atletas. “Essa vinda do técnico da seleção que durou uma semana, ele selecionou 6 atletas do nosso clube para fazer parte do grupo de treinamento da seleção brasileira”, disse. Segundo José, o intuito desse grupo de treinamento era para avaliar o rendimentos dos garotos e comunicou que haveria uma convocação.
Semanas antes da convocação oficial, Elton conta que o treinador da seleção ligou para ele avisando que Túlio e Newton seriam convocados. “Ele [José Nilton] ligou para mim e disse que os meninos seriam convocados”. Ele ainda disse que teve que guardar segredo até o dia oficial. “Eu dava os treinamentos já sabendo da notícia, não podia falar, tendo que suportar a alegria que estava sentindo”, relatou.
E ao saber da convocação, os atletas não conseguiram conter a felicidade e até se diziam desacreditados da notícia. “Túlio me deu um abraço dizendo que não acreditava, já Newton brincou falando que sabia que iria ser convocado. Mas, ambos ficaram felizes afinal é a concretização de um sonho ir à seleção”.
A convocação dos atletas é mais uma demonstração do forte trabalho feito em Roraima com o handebol de praia, afinal o estado é o único junto ao Amapá, na Região Norte, que desenvolve trabalho com esse esporte – sendo Roraima o único que trabalha com as categorias de base. “A convocação premia o trabalho deles, o esforço deles. Mostra que mesmo longe dos grandes centros é possível chegar a seleção”, afirmou Elton. “A modalidade é nova e esperamos que a convocação traga mais adeptos.”
Elton também ressaltou a importância da Fheroraima (Federação de Handebol do Estado de Roraima) que é quem possibilita e autoriza os à ida aos campeonatos.