Esporte

Atletas paralímpicos de Roraima embarcam para as paralimpíadas escolares

A competição ocorrerá em São Paulo, de 23 a 25 de novembro.

A delegação paralímpica de Roraima embarcou na madrugada desta segunda-feira (21), para as Paralimpíadas Escolares 2022, Etapa Nacional em São Paulo. As Paralimpíadas Escolares são a maior competição para jovens escolares com deficiência do mundo, em 2022, em torno de 1.358 alunos dos 12-17 anos de todas as unidades da federação irão participar do evento no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo, de 23 a 25 de novembro.

Essa é a sexta participação do estado de Roraima nas Paralimpíadas Escolares, o estado também participou em 2013, 2017, 2019, 2021 e 2022 (Etapa Regional). Depois da campanha histórica (21 medalhas) na Etapa Regional dessa competição, em Agosto de 2022, em Brasília, todos atletas da delegação vão em busca de novas conquistas.

“Depois da Etapa Regional em Brasília, todos os atletas aprimoraram e ampliaram seus treinamentos junto com seus treinadores. Todos estão prontos para essa competição, esperamos conquistar excelentes resultados, consolidando todo trabalho que estamos realizando em Roraima.” destacou o Chefe de Delegação de Roraima, o Professor Dr. Vinícius Denardin Cardoso, Coordenador do Centro de Referência Paralímpico (UERR/CPB).

Serão 09 atletas paralímpicos que representarão o estado nos Jogos. Na Natação: Ana Clara Linhares (Classe S7), Kauã Santos (Classe S8), Luana Batista de Lima (Classe S14), Lucas Vinicius Peres (Classe S5) e Jhonny Ascanio (S10). No Atletismo, Jhonatta Abreu (F40) na prova de Arremesso de peso, Jorge Tortoledo (F34) provas de Arremesso de peso e Lançamento de pelota. Na Bocha paralímpica, o atleta Cleverton Menezes (BC1) e ainda, no Parabadminton, com o atleta Roderick Querales  (Classe SL4).

No atletismo, os estudantes são treinados pela professora Ana Kesia Neves. Na Natação, o treinador é o Prof. Mateus Antony, ambos do Centro de Referência Paralímpico de Roraima (UERR/CPB). No Parabadminton, o treinador é o Prof. João Gabriel Magalhães e na Bocha paralímpica, os atletas são treinados pela professora Adriana Vasconcelos do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência – CIAPD.

A participação da delegação do estado de Roraima ocorre por meio do Programa Compete Mais, da Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social (SETRABES) e Operação Acolhida, além do Centro de Referência Paralímpico da Universidade Estadual de Roraima – UERR, que foram responsáveis pela aquisição das passagens aéreas e treinamento dos atletas.