Esporte

Atletas participam de Campeonato Internacional de Boxe no Cantá

Neste sábado, 21, dez atletas participam do Campeonato Internacional de Boxe no município do Cantá. Os pugilistas disputam a vitória, por categorias, com roraimenses e venezuelanos.  Aos 24 anos de idade, Leandro Oliveira, não esconde a expectativa de participar do campeonato. Para ele, a escolinha tem bons atletas e chances de conquistar vitória.
“Nós treinamos três vezes por semana e estamos preparados para enfrentar os adversários. Por meio da escolinha, nós podemos investir nesse sonho. É o incentivo que faltava, não só no boxe, mas em todas as modalidades. Além de fazer bem para o corpo, o esporte é uma oportunidade de trilhar novos caminhos”, afirmou Leandro.
E quem pensa que o boxe ficou apenas para os homens, está enganado. Alice Amorim, de 15 anos, é um exemplo que a mulher pode ser delicada, mas ágil no combate. Ela participou de torneios estaduais e obteve bons resultados. Agora, Alice se prepara para o campeonato internacional.
“No início eu praticava só por brincadeira, mas me apaixonei e decidi me dedicar mais. A escolinha oferece aulas gratuitas e promove campeonatos onde todos nós participamos. Conforme vão surgindo bons resultados, a gente fica ainda mais empenhado”, contou.
Boxe 
O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa quanto para o ataque. Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe são divididas em categorias que variam de acordo com o peso do lutador. 
Os principais golpes de boxe são: cruzado (aplicado na lateral da cabeça do adversário), “jab” (golpes preparatórios de baixo impacto e rápido), direto (soco frontal) e “upper” (também conhecido como gancho, e ocorre de baixo para cima, atingindo o queixo).
Escolinha
As aulas acontecem na Vila Olímpica Roberto Marinho, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h e das 16h às 18h. Participam dos esportes no local, 20 adolescentes, meninos e meninas.
Fonte: PMBV