Roraima tem sido destaque nos Jogos Escolares Brasileiros, que estão sendo realizados no Rio de Janeiro. A primeira medalha conquistada foi de prata e veio com a atleta Geovana Gabriela Magalhães da Escola São Vicente de Paula, no Kata (sequência de técnicas de ataque e defesa), pela Série Prata, na tarde desta quinta-feira, 3.
“Todos nós que estamos aqui estamos muito dedicados para conseguir uma posição no pódio. É o grande sonho de todos os atletas, então é muito boa essa conquista”, disse Gabriela.
Na sequência, a atleta Larissa Amorim, do Colégio Estadual Militarizado Luiz Rittler Brito de Lucena, conquistou o lugar mais alto do pódio, na Série Ouro no Kumite. A medalha veio ao vencer a luta contra a atleta de Minas Gerais (MG).
“Agradeço a Deus, à minha família, ao meu pai que me incentiva bastante, aos meus professores, enfim, só tenho a agradecer a todos”, disse a campeã.
Para o professor e sensei Dionnatan Costa, que acompanha as atletas, as conquistas representam superação e indicam que o trabalho está no rumo certo.
“Passa um filme na nossa cabeça. A gente lembra do esforço dessas crianças para treinar, muitas são da periferia e são muitas as dificuldades, mas elas têm garra. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo”, finalizou o sensei.
Fechando as conquistas do dia, a atleta Júlia Alecrim, do Sion, conquistou mais uma medalha de prata para Roraima, desta vez, no judô. A luta foi contra atleta de Rondônia (RO). A medalhista dedicou a vitória ao seu pai, o também atleta de judô Victor Alecrim, que faleceu ano passado vítima da Covid-19.
“Vou dedicar essa vitória para meu pai Victor Alecrim, porque foi ele que me incentivou a fazer judô”, disse a atleta que em lágrimas, foi abraçada pelos demais judocas da equipe. Um momento de muita emoção para todos.
OUTROS RESULTADOS
O basquetebol masculino na Escola Estadual Penha Brasil também estreou com vitória nos JEBS, vencendo a primeira partida contra o time do Piauí por 27×15. Já o time feminino, da mesma escola, perdeu para Goiás, placar final RR 15 X 52 GO.
No Vôlei de Praia, a dupla feminina da Escola Estadual Oswaldo Cruz jogou duas partidas. A primeira foi contra Tocantins (TO) e as roraimenses venceram por 2×0.
O segundo desafio foi contra a dupla do Rio Grande do Norte (RN) e as meninas não conseguiram passar e perderam a partida por 2×0.
A dupla masculina da Escola Monteiro Lobato jogou a primeira partida contra o Amazonas e perdeu por 2×0. Já no segundo jogo, os roraimenses recuperaram e venceram o Espírito Santo (ES) por 2×0.
JEBS
Os Jogos Escolares Brasileiros começaram no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 02 à tarde. Roraima está representado na competição com uma delegação total formada por 266 integrantes, sendo 202 atletas.
A maioria das disputas ocorre no Parque Olímpico, localizado na Barra da Tijuca. Mais de 5.600 atletas entre 12 a 14 anos, de todos os estados do país, participam da competição.
Os JEBS são realizados pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar), responsável por toda a logística da competição.
A contrapartida do Estado foi a promoção da fase estadual, garantindo a participação dos estudantes dentro da faixa etária específica e a classificação de atletas, o que foi executado pelo Estado com os JER’S (Jogos Escolares de Roraima).
Outras informações estão disponíveis no site oficial das competições https://www.jebs.com.br.