Esporte

Atletas vencem competição, mas ficam sem viagem

Estudantes de Caroebe venceram provas de atletismo e representariam o Estado na Paraíba, mas organização se recusa a levar atletas

Dois alunos, um de 16 e outro de 17 anos, do município de Caroebe, na região Sul, venceram as provas dos 100 e 800 metros na competição de atletismo dos Jogos Escolares de Roraima, realizados em agosto, e representariam o Estado no próximo dia 09, em João Pessoa (PB), nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS).

No entanto, a direção da escola em que eles estudam, Tereza Teodoro de Oliveira, que fica na sede do município, informou que o responsável pela organização das passagens e do grupo de alunos classificados para o JEBS se recusa a levar os dois atletas, alegando que eles não têm índice para ir à competição, e que pretende substituí-los por outros dois atletas que não conseguiram a classificação na etapa estadual dos Jogos.

“Conversei com o responsável pelas passagens e ele não mandava informação nenhuma. Disse que ele teria que explicar para a sociedade o motivo dos meninos não poder participar e ele alegou que era para cortar gastos”, disse o diretor da escola, Jurandir Dantas.

O diretor acredita que os alunos estejam sendo vítimas de preconceito pelo fato de serem do interior.  “Disse ao responsável pelas passagens que era discriminação com os alunos do interior, que ganharam dos atletas federados. Ele alegou que os atletas não têm índice, e inventou mil desculpas dizendo que não tinha dinheiro e, como é aluno do interior, não se sairia bem”, afirmou.
 
Para não deixar os atletas vencedores dos Jogos sem viajar, a família decidiu iniciar uma campanha de arrecadação para tentar comprar as passagens e os materiais dos alunos.

OUTRO LADO – Segundo o responsável pela distribuição das passagens, Rômulo Bonates, 50 atletas venceram a competição de atletismo nos Jogos Escolares do Estado, mas viajarão apenas os que obtiveram melhor índice. “Primeiro que quem dá as passagens é o Governo. Foram classificados mais de 50 atletas e desses seriam escolhidos cinco com melhores índices. Os que foram selecionados também venceram, mas não tem passagem para ir todos”, alegou.

GOVERNO – A reportagem pediu posicionamento da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed), responsável pela organização dos Jogos Escolares de Roraima, mas até o fechamento desta matéria, às 15h50 de ontem, não obteve retorno. (L.G.C)