Chegou o dia de conhecer o campeão roraimense de 2016. Neste sábado, às 18h30, na Vila Olímpica, Baré e São Raimundo fazem a final do Estadual, valendo a vaga nas Copas Verde e do Brasil de 2017. Além de marcar o fim do jejum de três anos sem o título ser decidido entre os campeões dos turnos, o duelo reeditará a final de 1997, quando o time Colorado venceu por 3 a 1.
O jogo também marcará o terceiro encontrodos times neste Estadual. O mais otimista é o Baré, que não perdeu para o Mundão nesta edição: venceu por 2 a 1 no primeiro turno e empatou por 2 a 2 em um jogaço na abertura do returno. A equipe barelista ainda chega à decisão com o melhor ataque (13 gols) e a segunda melhor defesa da competição, com sete sofridos.
São esses números que preocupamo técnico do Mundão, Chiquinho Viana. “Não ganhamos do Baré, e a gente sabe que é um adversário difícil, com técnica e força de vontade, e que usa muito a catimba”, disse. “O jogo vai ser muito pilhado, truncado. A bola aérea sabemos que é o forte deles. Mas o jogo vai ser muito bom”, destacou o Viana, que durante a semana, buscou ajustar os contra-ataques, as finalizações, a defesa em relação às bolas aéreas adversárias, a compactação do elenco e o equilíbrio psicológico.
O time que irá a campo deve ser o mesmo que foi campeão do returno, diante do Náutico. A exceção é o lateral-esquerdo Marcos Felipe, que cumprirá suspensão automática por ter levado o terceiro cartão amarelo na final do returno. Leo deve ocupar a vaga.
E, pelo terceiro jogo consecutivo, o treinador não poderá contar com o meia Gerson Marlon, que segue com dores musculares na coxa. Com isso, João Paulo segue ocupando o posto.
Chiquinho Viana também aproveitou para se desculpar das críticas ao Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Roraimense de Futebol, ditas depois do jogo passado. O treinador criticou a conduta do TJD no caso do zagueiro do Baré, Piru, acusando o jogadorde agressão ao árbitro José Ordilo Soares, no jogo entre os times, no turno inicial.
“Quero pedir desculpas ao tribunal, ao atleta (Piru), ao presidente (do TJD, Raimundo Soares), ao torcedor, ao clube (Baré). Minha ideia era tentar alertar sobre a situação que vi”, disse. “Talvez eu tenha me expressado de forma errada”.
O TJD puniu o jogador com 60 dias mais dois jogos, e multa de R$ 100,00. Porém, o Baré entrou com recurso e obteve efeito suspensivo. O julgamento do recurso seria nesta semana, mas, devido à falta de quórum dos auditores do pleno do tribunal, foi adiado para a próxima terça-feira, 31, depois do Estadual. Desta forma, o zagueiro poderá jogar a final da competição.
Para o jogo, o Baré, praticamente não teve descanso. No último domingo, a equipe foi a Manaus para enfrentar o Nacional (AM), em um amistoso, onde perdeu por 2 a 0. O jogo servia para a equipe não perder o ritmo e se acostumar ao nível da Série D do Campeonato Brasileiro.
O único dia que o elenco descansou foi na segunda-feira, dia do retorno a Boa Vista. A semana serviu para ajustes finais, de trabalho tático e de bola parada, o que é uma forte característica da equipe. Nesta sexta-feira, o time encerrou a preparação com um treino recreativo.
“Agora vamos aguardar o jogo de amanhã (sábado), agrande final. E se for da vontade de Deus, sairemos com a vitória e, consequentemente, com o título”, disse o técnico Fábio Luiz, que terá um Baré com força máxima em campo, com exceção do atacante Washington, expulso na última rodada da primeira fase do returno.
Caso a partida termine empatada, a decisão do título vai para os pênaltis. Neste sábado, oBaréquer pôr fim ao jejum de seis anos sem um título estadual. Se vencer, será hexacampeão roraimense. O São Raimundo, que não é campeão da competição desde 2014, busca o pentacampeonato e, assim, igualar a quantidade de troféus do adversário.
FICHA TÉCNICA
BARÉ x SÃO RAIMUNDO
BARÉ – Jairo; Celsinho, Piru, Thiago Brandão e Tubarão; Juninho, Nilsão, Neto e Cacau; Stanley e Thiago Paraná. Técnico: Fabio Luiz.
SÃO RAIMUNDO – Katê; Wellington Boi, Evandro, Dante e Leo; João Paulo, Nilson, Ygor e David; Fernandinho e Alex. Técnico: Chiquinho Viana.
ÁRBITRO – Zacarias Santiago.
HORÁRIO – 18h30.
LOCAL – Estádio da Vila Olímpica Roberto Marinho.