Esporte

Bicampeã roraimense integrará Seleção Brasileira de Karatê

Atleta sagrou-se campeã da seletiva nacional de Karatê e estará com a Seleção no Panamericano da modalidade

Um feito e tanto! Angélica Gyovanna Almeida dos Santos, 17 anos, será integrante da Seleção Brasileira de Karatê no Panamericano que será realizado em agosto deste ano na cidade de Guayaquil no Equador. A atleta do Instituto Bushido de Karatê Shotokan e integrante da Federação Roraimense de Karatê (FRK), garantiu a vaga despois de sagrar-se campeã da categoria 16/17 anos -59 Kg Kumite na Seletiva Nacional realizada em Recife-PE no último fim de semana. 

Vale lembrar que no Karatê, os combates e apresentações ocorrem no Kata (com exercícios formais em luta contra adversários imaginários) e Kumite (no qual se aplica prática das técnicas estudadas diante de um adversário real), foi neste último que Angélica chegou ao lugar mais alto do pódio. 

Para conquistar a vaga na seleção brasileira, Angélica Gyovana teve que enfrentar duras adversárias de outros estados do país para chegar ao ouro. O desafio foi grande, segundo seu treinador Everaldo Bezerra que esteve ao lado de sua atleta. 

“A Gyovanna fez quatro lutas excepcionais. Ganhou a primeira da atleta Alice Losekan [Santa Catarina], integrante da seleção brasileira nos últimos quatro anos, por 8 a 3. Ganhou a segunda [de outra atleta de Santa Catarina] por 10 a 3. A terceira [de Pernambuco] por 8 a 1 e a última contra a atleta de São Paulo por 8 a 0. Com atuações de altíssimo nível, passa a integrar a seleção brasileira com plenas condições de ser medalhista no Panamericano de Guayaquil”, explicou o treinador. 

Ele contou como foram os bastidores desta conquista em Recife-PE

“Antes de entrar para a última luta eu a abracei e pedi que lembrasse toda a história que a levou até ali. Todas as lesões que sofreu, todas as horas de lazer que abriu mão para dedicar aos treinamentos”, disse. 

Everaldo relatou a nossa reportagem como foi a reação da atleta após sagrar-se campeã. 

“Na hora ela falou que a vaga era dela e ninguém tiraria. Logo após vencer a última luta, correu e me abraçou. ‘Conseguimos sensei!’ Pediu para ligar para a avó e desabou em choro com a família”, lembrou.

PERFIL – Angélica Gyovanna Almeida Dos Santos tem 17 anos de idade e faz parte do Instituto Bushido de Karate Shotokan e da Federação Roraimense de Karatê (FRK). Pratica o Karatê há seis anos e tem como suas principais conquistas as medalhas de bronze nos Brasileiros de 2016 e 2018 e por aqui é bicampeã roraimense 2017/2018 em sua categoria.