Esporte

Boavistenses lotam ruas para ver a tocha passar

Revezamento em Boa Vista incluiu salto de paraquedas, visita à comunidade indígena e mistério sobre quem acenderá a pira de celebração

Os boa-vistenses tem lotado as ruas de Boa Vista no trajeto por onde a Tocha Olimpica está passando. Na área urbana, o revezamento começou às 13h30, na Praça das Águas, um dos cartões-postais da cidade.

No total serão percorridos 32 quilômetros, com a participação de 155 condutores que passarão por vários pontos turísticos da capital, dando um roteiro tipicamente amazônico a tocha olímpica.

A partir da Marina Meu Caso, a tocha será conduzida de canoa pelo Rio Branco até a Orla Taumanan, centro histórico, que proporciona ao visitante uma das mais belas paisagens de Boa Vista. No desembarque, haverá festa ao som de vários estilos musicais.

Depois de seguir por importantes ruas e avenidas da cidade, a tocha chegará à Vila Olímpica, onde estarão sendo realizadas apresentações esportivas e de capoeira.

O trajeto da tocha da Olímpiada do Rio segue a antiga tradição do acendimento da chama nas ruínas do templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia. Em abril passado, naquela localidade, as chamas foram acesas por meio de uma “skaphia”, uma espécie de espelho côncavo que converge os raios solares para um ponto específico. Na sequência, a chama seguiu viagem por parte da Europa e chegou ao Brasil em 3 de maio, em Brasília.

Desde então, vem passando por cidades de Norte a Sul do País. Boa Vista é uma das 329 cidades brasileiras a receber a tocha olímpica. Na capital, o revezamento terá oito pontos com programações diversas, desde competições esportivas a apresentações artísticas e musicais, uma grande mistura para celebrar o espírito olímpico e o anúncio da chegada dos Jogos Rio-2016.

Já o mistério do evento está sobre quem irá acender a pira de celebração, por volta das 19 horas, na praça Fábio Marques Paracat, marcando o fim do revezamento na cidade e o início ao Boa Vista Junina, cuja programação de abertura inclui a apresentação da banda Monobloco. A organização não revelou o nome.

Confira o trajeto da Tocha

Projeto GoLadeira
Local: Getúlio Vargas
Horário: 14h às 15h30
Programação: DJ Clandestino, grupo de Hip Hop e grafiteiros

Instalação Artística Cores do Rio Branco
Local: Porto Marina Meu Caso
Horário: 15h às 16 horas
Programação: Artistas plásticos regionais e exposição de canoas

Anfiteatro da Orla Taumanan
Horário: 14h às 17 horas
Programação: Geração Roots, JamRock e Back Country

MiniOlimpíadas
Local: Vila Olímpica Roberto Marinho
Horário: 16h às 17h30
Programação: DJ Estrela e grupo de capoeira Raízes do Brasil (Mestre Caimbé)

Aulão Academia Aberta
Local: Parque Germano Augusto Sampaio
Horário: 17h às 18h30
Programação: Banda Fuzuêra e Marcos King e Band

Celebração da Chama Olímpica
Local: Praça Fábio Marques Paracat
Horário: 16h às 23 horas
Programação: DJ Toniolli, grupo Locômbia, Trio Roraimeira (Eliakin Rufino, Neuber Uchôa e Zeca Preto), quadrilheiros, protocolo de acendimento da Pira de Celebração, JM Jazz Estúdio de Dança, DJ Marcio Mota e banda Monobloco.