Esporte

Cadu Castilho: Raio-X dos treinadores do futebol roraimense

Série de reportagens especiais detalha a carreira de cada técnico em atividade no cenário local

Hoje é dia da nossa série de reportagens especiais “Quem é quem” que leva ao leitor o raio-x dos treinadores em atividades no futebol roraimense. O terceiro da lista é o técnico Cadu Castilho, que comanda o Sampaio, no Campeonato Roraimense e Copa do Brasil Sub-17 2023. Foi treinador do Real no profissional, em 2022. Como professor ganhou destaque no cenário local, por quebrar a hegemonia do São Raimundo-RR no juvenil roraimense e levando o Sampaio ao inédito título do Estadual da categoria.

Biografia 

O técnico Carlos Eduardo de Oliveira Castilho, mais conhecido como Cadu Castilho, tem 28 anos de idade e nasceu no dia 17 de fevereiro de 1995, em Belém (PA), com um ano de idade se mudou para Boa Vista com os pais, onde fez seu mercado no futebol brasileiro.

Ex-goleiro, Cadu teve seus primeiros passos no mundo da bola aos oito anos de idade, na escolinha do professor Wado Caldas. Aos 10 anos ngressou na escolinha da AABB, atualmente em parceria com Extremo Norte, do professor e ex-ídolo de Baré e Atlético Roraima, Marquinho Cai Cai, onde permaneceu até os 14 anos.

O atual técnico iniciou nas categorias de base do Atlético Roraima, como goleiro, aos 14 anos de idade, foi treinado pelos professores Peracio e Ronald. Dois anos mais tarde mudou de ares para o rival Baré, dos técnicos Júnior Pinho e Cláudio Silva.

O ex-goleiro Cadu Castilho passou pelo Real do técnico Edinho Silva e chegou a se profissionalizar pelo Atlético Roraima, em 2012. Uma série de cirurgias no joelho o levou a parar de jogar futebol. Filho do já falecido Dr. Castilho, que era membro da Federação Roraimense de Futebol, sempre acompanhou os campeonatos locais e resolveu migrar para carreira de treinador.

Em 2019, Cadu começou a trabalhar com o finado presidente tricolor Carlos Alberto, e foi auxiliar do professor Gabriel Romeu, no Sub-20, e do professor Bennaze no feminino. Em 2020 assumiu cargo de auxiliar técnico do professor Dario Lourenço, ex-Vasco no Atlético Roraima.

Em 2020, à convite do presidente leonino Jander Cavalcante, o técnico Cadu Castilho foi convidado para trabalhar nas categorias de base do Sampaio. Permaneceu no Leão Dourado até fevereiro de 2022. 

Após tirar licença C da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol, em fevereiro de 2022, recebeu o convite para ser técnico do Real, levando o time de São Luiz do Anauá a uma final de turno após 11 anos.

Em 2022, Cadu Castilho retornou ao Sampaio e após três jogos sem vitória do time Sub-17, arrumou a casa e levou o time ao título inédito, quebrando a hegemonia do rival São Raimundo e levando o Leão Dourado à Copa do Brasil.

Cadu Castilho é formado no curso de direito e atualmente acadêmico do curso de educação física.

FICHA TÉCNICA 

Função: Treinador
Nome de súmula: Cadu Castilho
Nome completo: Carlos Eduardo Oliveira de Castilho
Insta: @caducastilho01
Nascimento: 17/02/1995
Cidade: Belém 
Estado: Pará 
Primeiro clube como treinador: Grêmio Atlético Sampaio (Sub 20)
Associação Esportiva Real (profissional) (RR)
Último clube como treinador: Grêmio Atlético Sampaio (RR)
Títulos como treinador:
Campeão Roraimense Sub 17 (2022)

Por João Paulo Oliveira