Em reunião realizada nesta terça-feira, na sede da Federação Roraimense de Futebol (FRF), dirigentes de Atlético Roraima, Baré, Náutico e São Raimundo concordaram em iniciar o Campeonato Roraimense profissional no dia 2 de abril.
A competição deste ano será realizada aos sábados, no estádio Ribeirão, onde todo jogo será um clássico local. O tradicional “Bareima” (Baré x Roraima) é que abre o certame, no dia 2, às 17 horas. Em seguida, às 19h15, jogam Náutico e São Raimundo.
Conforme a decisão unânime dos times, a competição será disputada em dois turnos, em fórmula de pontos corridos. Em cada etapa, a final reunirá as duas equipes que mais somarem pontos na fase classificatória.
A final do primeiro turno será no dia 23 de abril, às 18h30. A decisão do segundo será dia 21 de maio, no mesmo horário. A final da competição, que reúne os campeões dos turnos, está marcada para 28 do mesmo mês, também às 18h30. Caso apenas um time vença as duas etapas do certame, será automaticamente o campeão estadual de 2016, o que eliminaria a final geral do campeonato.
Nesta terça-feira, os dirigentes também concordaram que o campeão do primeiro turno ganhará a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. O vencedor do segundo, por sua vez, ganha a vaga para a final do Estadual. O time que ganhar a final geral, neste caso, será o representante estadual nas Copas Verde e do Brasil de 2017. Obviamente, o vencedor de ambos os turnos representará Roraima nas três competições nacionais.
A única indefinição do encontro desta terça-feira ficou por conta da entrada no Ribeirão: se será gratuita ou paga. Na edição de 2015, o ingresso era um quilo de alimento não-perecível.
BARÉ 100% APTO NO ESTADUAL – Durante a reunião, o diretor-administrativo da entidade, Denílson Silva, anunciou que o Baré está apto a participar da competição. O clube foi o último a entregar a documentação exigida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pelo Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut) para participar de competições. Desta forma, o sistema de registros e transferências de jogadores do Baré foi liberado pela CBF.