Esporte

Canoeiro faz trajeto de Roraima ao Amazonas em caiaque oceânico

O trajeto será feito no caiaque oceânico “Argo I”, considerado rápido e propício para longas distâncias

O canoeiro Hiram Reis e Silva fará mais uma aventura em sua carreira, desta vez, nos rios da Amazônia. Neste sábado, 01, as 5h  dará largada para a Expedição Descida dos Rios Tacutu-Branco-Negro. O ponto de partida será a ponte sobre o rio Tacutu, em Bonfim/Lethem. O final da expedição deve ocorrer na primeira semana de outubro, na praia do 2° Grupamento de Engenharia, em Manaus-AM, totalizando 1.250 km.

O trajeto será feito em seu caiaque oceânico “Argo I”, considerado rápido e propício para longas distâncias. Durante a viagem, serão realizadas entrevistas com a população ribeirinha, procurando identificar a relações com a flora e a fauna local. Relações essas que envolvem itens utilizados na alimentação, vestuário, remédios caseiros, até descrições de mitos e lendas. A ideia é de também verificar com os órgãos governamentais e não-governamentais projetos de pesquisa desenvolvidos na região.

Ano passado, Hiram Reis e Silva concluiu a última fase da Expedição Centenária Roosevelt-Rondon, no período de 04.08.2017 a 20.08.2017, percorrendo os Rios Paraguai e Cuiabá desde o Rio Apa, no Mato Grosso do Sul, até Cáceres, no Mato Grosso.

Sua última expedição foi a descida do rio Acre, desde Iñapari, no Peru, até a capital Rio Branco-AC.

O canoeiro já esteve em Roraima nos anos de 1982 e 1983, como comandante da 1ª Companhia de Engenharia e Construção, do 6º BEC, quando participou da obra de manutenção da BR-174. 

Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista; Campeão do II Circuito de Canoagem do Mato Grosso do Sul (1989)

Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx); Ex-Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM – RS); Membro do 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul (CMS)

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS); Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS – RS); Membro da Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER – RO); Membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL – RO); Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.