A série especial por onde andam craques do futebol roraimense prossegue e quem encontramos foi o ex-centroavante Gerson Cleube Lima Ferreira, o Gerson Chulapa, hoje com 45 anos de idade. Ele foi revelado pelo Baré em 1995 e foi campeão roraimense pelo Atlético Roraima em 1998. Ex-atleta segue a carreira de assessor jurídico na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV).
Chulapa tem no currículo os títulos como jogador profissional e a vice-artilharia do Campeonato Goiano de 2002. Gostava de usar a camisa 9 e era daquele tipo de centroavante matador e que não levava desaforo para casa, gostava de guardar.
Passou por Progresso, Rio Negro e Náutico (RR), Operário (MS), Cene (MS), Comercial (MS), Real (GO) e Salgueiro (Portugal), Rondonópolis (MT), Deportivo Lara (Venezuela) e encerrou a carreira pelo São Raimundo-RR, em 2012.
O ex-atacante Gerson Chulapa passou pelo Palmeiras, mas não se adaptou e voltou para Roraima. Atuou em jogos-treinos com Roque Júnior, Júnior, Marcão, César Sampaio e Zinho campeão do mundo em 1994.
Pelo Real EC de Itumbiara foi vice-artilheiro do Campeonato Goiano de 2002, com 11 gols, De lá foi vendido para o Salgueiro de Portugal. “Para honra e glória do Senhor Jesus, fui vice-artilheiro do Campeonato Goiano, jogando contra o Goiás, que tinha uma seleção”, conta Gerson Chulapa.
Gerson Chulapa elegeu o ex-goleiro Harlei como o mais “casca-grossa” que enfrentou, aquele mesmo que tem o maior número de atuações pelo Verdão do Centro-Oeste. E relembrou os defensores mais “carniceiros” que enfrentou na carreira.
“Era um goleiro de estatura baixa e que sempre fez grandes atuações. Jogar contra o Harlei, não era fácil fazer gol nele. Se tratando de zagueiros Silvio Criciúma e André Cruz e Silvio são dois caras que merecem meu respeito”, disse Gerson.
Gerson Chulapa foi o primeiro jogador roraimense a atuar no futebol europeu. Ele vestiu a camisa do Salgueiro na temporada 2002/2003 e foi artilheiro do time na Liga Portuguesa.
Por João Paulo Oliveira