Ciclismo Roraimense encerra ano com conquistas

O ano foi de destaque não só para modalidade mas também para os atletas que representaram o estado

Atletas do ciclismo de Roraima terão mais competições no próximo ano (Foto: Rafael Maia)
Atletas do ciclismo de Roraima terão mais competições no próximo ano (Foto: Rafael Maia)

O ciclismo de Roraima encerrou 2024 em alta, celebrando um ano de grandes conquistas e crescimento da modalidade. No último dia 1º de dezembro, a Federação Ciclística de Roraima finalizou os campeonatos estaduais nas modalidades BMX, Mountain Bike e ciclismo de estrada, consolidando um planejamento que trouxe vitórias e novos incentivos para os atletas locais.

“Finalizamos a temporada do ciclismo com o ciclismo de estrada, no dia 1⁰ de dezembro e foi uma prova que demonstrou muito o que foi o nosso planejamento”, destacou o presidente da Federação Cilística de Roraima.

Segundo ele, o crescimento no número de atletas foi um ponto alto no ano de 2024. Em relação aos anos anteriores, houve um aumento de 30% nas inscrições, e o estado encerrou o ano com 352 atletas federados participando ativamente nas competições.

“Foi um ganho muito bom pra federação, não só em participação, mas em busca de atletas que representaram nosso estado localmente, nacionalmente e internacionalmente”, afirmou.

Entre os destaques internacionais, a equipe roraimense alcançou o 3º lugar no Campeonato Panamericano de BMX, realizado em março na Colômbia. No cenário nacional, garantiu a mesma colocação no Campeonato Brasileiro de BMX em agosto, além de figurar em 11º lugar na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo, realizada em setembro.

A descentralização das provas estaduais foi outro marco do ano, com competições sendo realizadas em municípios como Rorainópolis, Amajari e Alto Alegre, ampliando a base de atletas em regiões estratégicas do estado.

“Foi um ano muito produtivo e de grande valor para a Federação Ciclística de Roraima”, enfatizou o presidente.

Destaques de 2024


BMX:

A equipe roraimense conquistou o 3º lugar geral no Campeonato Brasileiro de BMX, repetindo o feito de 2023. Rodrigo Alencar, destaque da modalidade, brilhou ao conquistar o título de campeão brasileiro pela primeira vez. Semifinalista em competições mundiais e medalhista de bronze em um Panamericano, Rodrigo consolidou sua posição como uma das grandes referências do BMX no Brasil.

Rodrigo Alencar. (Foto: Reprodução)

Copa Norte-Nordeste:

Disputada em Teresina, sob chancela da Confederação Brasileira de Ciclismo, a Copa Norte-Nordeste contou com a participação inédita de Hugo Sosa Mazariegos, que conquistou o 3º lugar na categoria Master D2.

Hugo Souza Mazariegos na terceira colocação. (Foto: Reprodução)

Jogos da Juventude:

Entre as mulheres, Alyssa Mourão foi o grande nome do ano. Nos Jogos da Juventude, ela conquistou o ouro na categoria individual feminina e a prata nas duplas mistas. Além das medalhas, Alyssa ainda quebrou recordes em sua categoria, reafirmando o potencial do ciclismo roraimense.

Alyssa Mourão no lugar mais alto do pódio. (Foto: Reprodução)