Esporte

Ciclista aventureiro passa por Roraima

Em favor dos recursos naturais, Cláudio Rodrigues percorreu quase 35 mil quilômetros pela América do Sul, de onde viaja para a América Central

“Promover a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações, utilizando a bicicleta como meio de transporte alternativo”. Esta é a missão do carioca Cláudio Rodrigues, 44, queem cima de uma bicicleta, percorreu quase 35 mil quilômetros, em um trajeto que cortou oito países da América do Sul.
Depois de passar por quase todos os países vizinhos do Brasil (Uruguai, Argentina, Paraguai, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia), o mecânico conta que seu próximo destino será a América Central. “Já viajei por oito países e agora vou realizar o sonho de ir para o México. Daqui parto para a Venezuela e sigo viagem até Cancun, onde pretendo chegar até maio do próximo ano”, declarou Rodrigues.
O ciclistadiz que, por onde passa, recebe o apoio da população e de empresários, que o ajudam nas viagens. “Eu chego aos lugares e procuro as secretarias de esporte, prefeituras, conto minha história e registro minha passagem por cada cidade. Os comerciantes locais me dão apoio e me ajudam a conseguir me manter”, disse.
O aventureiro faz as viagens em uma bicicleta simples, que conta com uma caixa de equipamentos na garupa, que leva estampado, em espanhol, o nome “Expedição Sul-Americana Salve o Planeta”. Ele conta que em cada lugar que visita, tem uma missão a cumprir.
“Eu tento fazer com que as pessoas tenham consciência de preservar o planeta para nossos filhos e netos, não contaminando o meio ambiente utilizando coleta seletiva e a reciclagem para diminuir os impactos do ser humano na natureza”, explicou.
Esta é a segunda passagem do ciclista pelo Estado. A primeira foi logo no início de sua expedição, em 2010. Ele estará em Boa Vista até esta quarta-feira, 17. “É a segunda vez que visito Roraima, que é um lugar lindo e acolhedor. Para mim, aqui é o caminho intercontinental para sairmos do país em direção às Américas”.