Seis ciclistas vão viajar sobre duas rodas neste fim de semana, de São João da Baliza, no sul de Roraima, à capital Boa Vista. O percurso tem 326 quilômetros, começa na BR-210 e continua pela BR-174.
Eles vão iniciar a pedalada às 15h desse sábado (17), no portal de entrada de São João da Baliza, com pausa à noite para o descanso em Caracaraí. Às 6h de domingo, o grupo segue viagem e prevê chegar às 11h, no Monumento do Garimpeiro, em Boa Vista.
Durante a viagem, um carro de apoio vai carregar água e alimentos, além de sinalizar a passagem dos aventureiros, que compõem o “Brutas Brutos de Baliza”, grupo de ciclismo amador criado há dois anos com o propósito de pedalar por lazer. Esta será a viagem mais longa deles, que já viajaram cerca de 200 quilômetros, de ida e volta, entre São João da Baliza e Rorainópolis.
Para uma viagem mais segura, os ciclistas vão usar equipamentos de segurança como capacete e as bicicletas terão acessórios de sinalização. “O grupo tem 23 participantes, o mais novo tem 21 anos e o mais velho 55. A maioria desse pessoal pedala mais por lazer mesmo. Eu e mais seis do grupo que somos mais ativos, participamos de competições e que vamos pra Boa Vista”, explicou Marcos Thadells, um dos integrantes.
Três mulheres e três homens vão fazer a viagem, enquanto outros dois homens estarão no apoio. “Como vamos vir pela BR-174, o trânsito de carro é bem intenso. Por isso, escolhemos viajar no fim de semana, no fim da tarde e à noite, pois o tráfego de carros é menor. Já tivemos outras experiências viajando pela BR e temos uma noção do que vamos encontrar”, disse Thadells.