Esporte

Cinco judocas da Kodokan foram aprovados em exame de graduação

O pátio da Escola Lobo D’Almada foi o palco de cinco atletas de judô prestarem o exame de faixa preta 1º Dan neste final de semana. Segundo informou o professor Paulo Ferreira, treinador da Associação Kodokan de Judô e presidente da Federação Roraimense de Judô do Estado de Roraima (Fejurr), o exame foi realizado com êxito, tendo a Banca Examinadora formada por ele, que é 6º Dan de judô e pelas professoras Anna Carolina Ferreira, 3ª Dan e Juliana Bonates 2ª Dan.

Foram avaliados e aprovados os atletas Bruna Brandão, do Projeto Avança Judô/Kodokan; Samuel Phelipe, do Projeto Avança Judô/ Kodokan; Marcos Pauli do Projeto Avança Judô/Kodokan; Gustavo Bezerra, do Projeto Avança Judô/Kodokan e Adams Pantoja, da Associação Kodokan.

O exame constou de prova escrita com 39 perguntas sobre história, filosofia, ética e conhecimento de arbitragem. Aplicação prática do Nage-No-Kata, que é o kata do judô de projeção; Aplicação técnica do Go-Kyo, que são as projeções do judô, sendo aplicadas três técnicas de cada uma das cinco séries; Henraku-Henka-Waza, que são as técnicas em sequencia; Kaeshi-Waza, os contra golpes; Katane-Waza, técnicas de solo;

Ossae-komi-waza, que são as imobilizações; Kansetsu-Waza, chaves de braços e por fim a Shime-Waza, que são as técnicas de estrangulamentos.

“Ao final todos os cinco atletas alcançaram a média de aprovação que é 8,0 e a aluna Bruna Brandão se destacou com a maior média: 9,6”, disse. “Todos tiveram uma excelente participação. E a Fejurr se sente honrada por realizar mais esse exame e a Kodokan por formar mais cinco Faixas Pretas 1º Dan”, frisou.

Paulo informou que o próximo passo é enviar o relatório do exame a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), para homologação das faixas.

“Serão todos atletas faixas-pretas oficiais e reconhecidos pelos órgãos oficiais do judô estadual (Fejurr), Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e a Federação Internacional de Judô (FIJ)”, afirmou.