O Náutico começou a Série D do Campeonato Brasileiro de 2016 com o pé direito, ao obter a melhor estreia de um time roraimense na competição. Neste domingo, jogando em casa, na Vila Olímpica, a equipe alvirrubra venceu fácil o Rio Branco (AC), por 3 a 1, com um show do atacante Robemar, autor de três gols, e graças a belas defesas de Leandro. A vitória poderia ser maior, se o time não desperdiçasse as várias chances que teve.
Com os três pontos, o Náutico é o vice-líder do grupo A3. O São Raimundo (PA), que venceu o Rondoniense (RO), por 4 a 0, em casa, é o líder, graças ao critério de saldo de gols.
No próximo domingo, o Náutico enfrenta o Rondoniense, fora de casa, em Porto Velho (RO), às 17 horas (de Brasília), pela segunda rodada. No mesmo dia, o Rio Branco recebe o São Francisco (PA), às 18 horas, na Arena da Floresta, em Rio Branco (AC).
O JOGO – O primeiro tempo foi dominado pelo Náutico. Mas o primeiro susto do jogo veio com o Rio Branco, no início. Aos sete minutos, Radamés lançou rasteiro na área, a bola passou por toda a defesa do time roraimense, e Emerson, praticamente com o gol aberto, tentou empurrar, mas foi travado pela zaga do Náutico.
A partir de então, a equipe alvirrubra assumiu o domínio das ações e a posse de bola. Aos dez minutos, Romário cruzou na área e Heitor cabeceou de peixinho e a bola passou perto. O time acriano respondeu com um susto, aos 22. Emerson cruzou da esquerda e o zagueiro Elton quase afastou contra o próprio o gol.
Cinco minutos depois, o Náutico mandou o maior susto ao Rio Branco antes do primeiro gol. O zagueiro Roberto tentou afastou um lance de bola aérea, e Robemar bateu fraco de primeira e a bola passou perto.
Aos 30 minutos, o atacante do Náutico reapareceu para abrir o placar. Robemar recebeu no meio, gingou para cima da marcação e bateu de fora da área no ângulo esquerdo do goleiro Nunes. O golaço deu tranquilidade ao time alvirrubro, que ainda teve duas grandes chances. Mas foram desperdiçadas.
Na primeira, aos 39, Romário recebeu dentro da área, bateu para o gol, mas o zagueiro João salvou de carrinho quase em cima da linha. Na segunda, aos 41, Heitor avançou pela direita e mandou de cavadinha por cima do goleiro. A bola bateu no travessão e a defesa acriana afastou.
A última chance do Náutico veio aos 43, quando Ygor tocou no meio para Robemar, que próximo à entrada da área, puxou pela direita e bateu para o gol, forçando Nunes espalmar para a linha de fundo.
Com apenas cinco minutos de segundo tempo, o Náutico ampliou com Robemar, de novo. O atacante recebeu na ponta esquerda e bateu por cima do goleiro. Não satisfeito, o jogador fez mais um, aos 15.
Robemar aproveitou que a bola voltou depois de bater na trave, e só empurrou para a rede. No minuto seguinte, o atacante teve a chance de fazer o quarto, mas bateu forte por cima do gol.
Tranquilo, o Náutico relaxou. Assim, sofreu a pressão adversária. Aos 20, Adriano bateu forte e o goleiro Leandro fez grande defesa, e a bola ainda bateu na trave e saiu pela linha de fundo.
E aos 27, com uma bobeada da defesa, levou o gol. Geovani, que entrou no segundo tempo, acertou uma bomba de fora da área. A partir de então, o time da casa só controlou o resultado.
NÁUTICO-RR 3 x 1 RIO BRANCO-AC
NÁUTICO-RR – Leandro; Fernandinho, Rafael Melo, Elton e Ygor; Dudé, Eduardo Magrão e Heitor; Robemar, Athos (Bruno Henrique) e Romário (Bernardo). Técnico: Marcelo Pereira.
RIO BRANCO-AC – Nunes; Francislei, João, Roberto e Jeferson (Hugo Lima); Maike (Geovani), Olliver (Cacio), Wilson e Emerson; Adriano e Radamés. Técnico: Arthur de Oliveira.
GOLS – Robemar, aos 30 minutos do primeiro tempo. Robemar, aos 5, e aos 15, e Geovani, aos 27 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Roberto e Radamés.
ÁRBITRO – Antonio Carlos Pequeno Frutuoso (AM).
LOCAL – Estádio da Vila Olímpica Roberto Marinho, em Boa Vista.