Esporte

Com golaço de Thiago Paraná, Baré é campeão do 1º turno e encerra jejum

Gol do atacante deu ao Baré o título e a vaga na final, além de torná-lo artilheiro do Estadual. Vitória põe fim ao jejum de seis anos em títulos

Enfim, o Baré acabou com o jejum de títulos e quebrou o tabu de seis anos sem vencer o Náutico. No último sábado, na Vila Olímpica, a equipe barelista venceu por 1 a 0, com um golaço do atacante Thiago Paraná, que além de quebrar a invencibilidade de sete jogos do adversário, garantiu ao Colorado o título de campeão do primeiro turno do Campeonato Roraimense de Futebol.

Com a vitória, o Baré, já classificado para a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano, encaminhou a vaga nas Copas Verde e do Brasil de 2017, ao avançar à final do Estadual, marcada para o dia 28 de maio. Mas, se também ir à decisão do segundo turno, no dia 21 do mesmo mês, e vencê-la, antecipa o título roraimense de 2016.

O gol de Thiago Paraná também colocou o jogador na ponta da artilharia da competição, agora com três tentos – deixando Robemar e Eduardo Magrão, do Náutico, na vice-liderança, empatados com dois. “Estou feliz. Vou sempre buscar fazer mais gols. Tentei passar a bola para os meus parceiros, não consegui, mas consegui finalizar bem e marcar o gol do título”, declarou o atacante.

A chuva de sábado e a viagem de boa parte dos torcedores a Manaus para assistir a Vasco x Flamengo, afastou o público da final do primeiro turno, que foi um dos piores do campeonato. Dentro de campo, as equipes fizeram um jogo de intensa disputa pela bola e marcação, proporcionando o jogo com maior número de faltas e de cartões na competição: nove, sendo oito amarelos e um vermelho.
 
O JOGO – No jogo, disputado em um gramado molhado, as grandes chances eram de bola parada. As alternativas foram usadas devido ao pouco espaço para se criar boas jogadas com a bola rolando. No primeiro tempo, pelo Baré, Nilsão era a referência em faltas de longa distância. Assustou duas vezes o gol de Leandro. Na primeira, aos sete minutos, cobrou a falta e o goleiro defendeu em dois tempos.

A resposta do Náutico veio aos 14, mas com a bola rolando. Robemar recebeu na área e fuzilou, Jairon defendeu, e, no rebote, Bruno Henrique bateu em cima do goleiro, e o zagueiro Piru afastou na sequência. No fim, o time alvirrubro pressionou. Na maior chance da equipe no jogo, aos 46, Eduardo Magrão cobrou falta, a bola desviou na barreira e explodiu na trave.

No segundo tempo, o Náutico apresentou fragilidades na defesa. O Baré tentou aproveitar isso, e entrou livremente na área, aos 9 minutos, quando Tubarão cobrou falta, Thiago Paraná, marcado, recebeu e tocou na direita para Marcelo Conceição, livre na cara do gol, bater por cima.

Visando aumentar a ofensividade, o técnico Fabio Luiz tirou o meia Neto e colocou o atacante Keven Smith, aos 11 minutos. A mudança deu certo e o Baré passou a aproveitar as brechas no setor defensivo do Náutico, como o lance do gol. Aos 26, com a bobeada do alvirrubro, Thiago Paraná recebeu na ponta direita e bateu firme a bola, que foi no travessão e entrou: 1 a 0.

O gol deu ânimo ao Baré, que seguiu pressionando. Mas, minutos depois, recuou, e o Náutico partiu para cima. Para completar a derrota alvirrubra, Eduardo Magrão, que já tinha cartão amarelo, levou o segundo, e foi expulso, aos 46. Festa Colorada na Vila Olímpica!

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO 0 x 1 BARÉ

NÁUTICO – Leandro; Djair, Alan, Fabio Costa e Wagner; Eduardo Magrão, Heitor e Dudé; Robemar, Paulinho Macapá (Romário) e Bruno Henrique. Técnico: Antonino Moreira.

BARÉ – Jairon; Celsinho, Sapulha, Piru e Tubarão; Juninho (Saci), Neto (Keven Smith), Nilsão e Cacau (Tulio); Thiago Paraná e Marcelo Conceição. Técnico: Fabio Luiz.
 
GOL – Thiago Paraná, aos 26 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Eduardo Magrão, Paulinho Macapá e Djair (Náutico); Tubarão, Thiago Paraná, Juninho, Neto e Keven Smith (Baré).

CARTÃO VERMELHO – Eduardo Magrão (Náutico).

ÁRBITRO – Zacarias Santiago.

LOCAL – Estádio da Vila Olímpica Roberto Marinho.