Esporte

Combustível prejudica corrida de kart de Rafael Lucena

Piloto teve que parar nos boxes faltando 8 voltas para terminar a etapa

Na manhã desse sábado foi realizada em Brasília/DF, no Ferrari Kart, a 2ª etapa da Copa VB Fiamoncini. A prova foi vencida pelo piloto Cesar Aidar. O piloto roraimense Rafael Lucena completou a corrida na décima oitava colocação.
Mesmo com a possibilidade de chuva para o horário da corrida, vários pilotos compareceram ao kartódromo. Trinta e dois  pilotos se inscreveram para a corrida. 
Os trabalhos iniciaram logo cedo. As equipes tinham até as 9 horas para entregar os karts no pátio fechado, onde receberiam o abastecimento obrigatório de 5 litros. 
Às 9h40 foi iniciada a tomada de tempose a largada aconteceu no horário previsto, por volta de 10 horas da manhã, com tempo fechado, mas sem chuva. 
Durante a corrida, uma forte crise de sinusite prejudicou o roraimense, que não dormiu na noite anterior e chegou na pista com muita dor de cabeça e sem sentir bem fisicamente. 
“Infelizmente isso me prejudicou muito, a ponto de pensar em desistir da corrida. Me mediquei logo cedo e na tomada de tempo ainda tava passando muito mal, tanto que preferi não forçar muito e fazer uma volta lançada apenas no treino”, informou o piloto, que se classificou no kart na 26ª colocação.
O início de corrida de Rafael foi promissor, logo na primeira volta ele superou seis outros pilotos. Até metade da corrida ele manteve um rendimento constante, conseguiu escapar de acidentes, e fez ótimas ultrapassagens e já estava entre os 15 primeiros colocados.  Foi quando, consciente, ele viu que o combustível não seria suficiente para completar a corrida. 
“Mesmo passando mal, joguei água na cabeça e encarei a corrida. Depois que adrenalina veio, melhorei e tava fazendo uma boa corrida. Passando da metade da prova, vi que teria que poupar muito combustível. Tirei o pé literalmente. Tava fazendo voltas na casa de 55 segundos e passei a rodar então na casa de 59. Em treinos em semanas anteriores, sabia que isso podia acontecer, mas o consumo do combustível foi mais alto do que o esperado”, disse Rafael.
Com o final da prova se aproximando, e o risco de uma pane seca prejudicar a corrida, Rafael Lucena sinalizou para sua equipe aos 46 minutos que iria parar nos boxes. Segundo o regulamento do campeonato, ao parar, o piloto é obrigado a ficar o mínimo de 2 minutos nos boxes. Feito a parada, Rafael retornou para os 10 minutos finais, e ainda contou com a abandono de vários pilotos por pane seca e ganhou mais 3 posições na pista, conquistando um ótimo décimo oitavo lugar, diante das circunstâncias.
A próxima etapa da Copa VB Fiamoncini acontece em 11 de abril. O piloto roraimense informou ainda que na próxima semana deve estrear na Copa Brasília de Kart Endurance, que é um campeonato em oito etapas e cada uma com duração de 2h20.