Desenvolvido em Israel como defesa pessoal, o Krav Magá é um sistema de combate corpo a corpo que envolve técnicas de luta, torções e defesa de armas ou objetos. Chegando no Brasil na década de 90, a modalidade teve sua importância registrada no país no dia 18 de janeiro, o Dia Nacional do Krav Magá.
A origem da luta vem de Israel, foi criada por Imi Lichtenfeld para ajudar a força de defesa do país contra ataques nazistas. Com a eficiência das aulas, a luta se tornou a filosofia de defesa quando Israel se tornou um Estado, em 1948.
A partir daí Lichtenfeld criou uma academia para difundir a arte também para civis. Um dos objetivos do criador era espalhar os ensinamentos do Krav Magá pelo mundo, foi então que em 1990 ele enviou o primeiro aluno faixa-preta da academia ao Brasil, para ensinar a técnica na América Latina.
Kobi Lichtenstein chegou no dia 18 de janeiro de 1990 no Rio de Janeiro, foi designado a ensinar a luta a militares e civis da época, por ser uma técnica rápida e prática o Krav Magá foi muito bem aceito pelas pessoas.
Entenda o que é o Krav Magá
A arte de defesa pessoal tem o objetivo de permitir que qualquer pessoa, independentemente de seu tamanho, força ou idade, seja capaz de se defender de todo tipo de agressão, mesmo que com armas.
O Krav Magá usa movimentos curtos e objetivos, que podem ser executados por qualquer pessoa em defesa própria, tendo o próprio corpo como arma. A meta é conseguir impedir a agressão, esteja a vítima em pé, sentada ou deitada e sendo atacada por qualquer direção, por qualquer número de pessoas.
O personal trainer e instrutor de Krav Magá em Roraima, Eduardo Magalhães fala sobre a importância da prática da modalidade por qualquer pessoa, independente da idade.
“Desde crianças, adolescentes, adultos e idosos podem praticar o Krav Magá. Dentro dos ensinamentos da modalidade, a gente aprende a se defender em situações de perigo. O Krav Magá estimula o autoconhecimento, a coordenação motora, a flexibilidade e a disciplina”, enfatiza o instrutor.
Muito utilizado em filmes e novelas para simular combates, a técnica ficou conhecida mundialmente e é a única luta reconhecida como defesa pessoal e não como arte macial.
No Brasil, o Dia Nacional do Krav Magá foi intitulado em 2018 como forma de reconhecer os benefícios da técnica para a população.