Esporte

Conscientização ambiental por meio do esporte e da arte

A Praia do Caçari sediou as atividades do projeto “Sup Praia & Som”

Apreciadores de natureza, esporte e música tiveram um final de semana movimentado. Nesse sábado, 16, a Praia do Caçari sediou as atividades do projeto “Sup Praia & Som”, um evento realizado pelo Clã Cultural Makunaima em parceria com a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) e a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (SMGA).

As atividades começaram cedo com a aula de SUP Yoga, modalidade em que os movimentos da yoga são adaptados e executados em cima da prancha de Stand Up Paddle. No meio do rio, os praticantes mostraram equilíbrio e concentração.

“A gente une o contato com a natureza e a prática da yoga, que te renova, trabalha a parte espiritual e física, trazendo vários benefícios. Então, quando une o SUP Yoga e a natureza, não tem como recusar, a gente acorda cedo e vem”, comentou a empresária Danielle Muelas, 26 anos.

Outra atividade desenvolvida durante o evento foi a limpeza do rio Cauamé. Praticantes de Stand Up Paddle percorreram o rio, da Praia da Polar até a Praia do Caçari, recolhendo garrafas PET, sacolas plásticas e latas de alumínio. Segundo o diretor do Departamento Municipal de Educação Ambiental, Leandro Toledo, esse tipo de material é o que mais polui os rios e igarapés da cidade.

“Esses resíduos demoram mais de cem anos para se decompor na natureza e são os que mais encontramos nas nossas praias. Por isso, além de incentivar o esporte, nós estamos fazendo a limpeza do rio”, ressaltou.

Depois de limpo, o rio Cauamé recebeu mais uma vez os praticantes de Stand Up Paddle. Durante a tarde, eles participaram da Regata de SUP que também saiu da Praia da Polar com direção à Praia do Caçari. No local aconteciam aula aberta de yoga e as disputas de vôlei e outras modalidades.

O evento antecedeu a final dos Jogos de Verão, que ocorre no próximo final de semana na Praia Grande e vai reunir diversas modalidades esportivas. O superintendente de Esportes da Fetec, João Tambor, destacou o foco na conscientização ambiental do projeto “Sup Praia & Som”. “A ideia aqui foi unir esporte e arte com foco na preservação do meio ambiente. É impressionante como as pessoas ainda sujam as praias e esse evento busca conscientizar os frequentadores sobre a importância de manter esses ambientes limpos”, disse.

A primeira edição do “Sup Praia & Som” encerrou shows musicais comandados por bandas locais. O evento mostrou a harmonia entre esporte, meio ambiente e arte. “O projeto tem o objetivo de despertar na sociedade, o interesse pela preservação do meio ambiente, principalmente, dos nossos rios e praias. A nossa ideia é trazer o público para próximo desse contato com a natureza”, destacou Victor Matheus, integrante do Clã Cultural Makunaima.

Quem curtiu a programação aprovou a proposta. “Eventos que passem essa mensagem de conscientização ambiental são importantes nos dias de hoje. Se tiver música e esporte, melhor ainda”, comentou a estudante Natasha Costa, 24 anos.