Esporte

Convocado para a seleção brasileira Sub-18, Aristides Lucena diz que vive um ‘sonho’

Roraimense foi convocado por ter conquistado a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro da categoria. Atleta se apresenta à seleção no dia 26 de junho

O nome do roraimense Aristides Lucena, de 15 anos, foi incluído na lista dos 17 convocados para a seleção brasileira de judô Sub-18, que irá disputar o Campeonato Pan-Americano, em Córdoba, na Argentina. Feliz com a convocação anunciada na última segunda-feira, o atleta da categoria superligeiro (até 50 quilos) afirmou que vive “realização de um sonho”.

“Cara, isso é um sonho! Sempre sonhei em realizar esse sonho. Estou realizando o sonho de representar o Brasil na competição. Estou feliz demais”, declarou o judoca, convocado depois de ganhar, de forma inédita para o Estado, a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Sub-18, realizado em maio, em Lauro de Freitas (BA).

A categoria de Aristides será a única da seleção brasileira que possuirá dois representantes – cada uma é representada pelo número 1 do ranking. Com boas atuações no Brasileiro e devido à ausência de uma competição regional no Norte, o roraimense chamou a atenção da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), e representará o País mesmo sendo o segundo melhor de sua categoria de peso.

“Eu estava na expectativa de ser convocado. Estava bem confiante. Mas eu estava atrás do atleta carioca (Victor Hugo Almeida) no ranking. E ele está comigo agora. Graças a Deus, eu e ele fomos convocados, para não haver injustiça nem comigo, nem com ele”, declarou Aristides, que é faixa roxa e treina na Associação Ases do Norte de Judô de Roraima.

Esta será a primeira competição internacional do judoca roraimense. Adepto do judô há dez anos, Aristides Lucena acumula bons resultados nas últimas duas temporadas, como o bronze na categoria ligeiro (até 40 quilos) no Campeonato Brasileiro Sub-15 de 2014 e a quinta colocação na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude do mesmo ano. Para o atleta, 2016 tem sido o “melhor ano” de sua carreira.

O técnico de Aristides, Sérgio Borba, afirmou que a convocação foi uma “surpresa”. “Inclusive, ele foi convocado de última hora. Porque pela pontuação dele no ranking nacional no Campeonato Brasileiro, ele ainda estava atrás do primeiro lugar (na categoria superligeiro). Então, não iria ao Pan-Americano. Porém, a CBJ destacou para nós que, devido ao desempenho dele e algumas outras questões, achou por bem convocá-lo, junto com o primeiro do ranking”, declarou.

Na avaliação de Borba, a convocação se deve ao investimento da CBJ e da Federação de Judô do Estado de Roraima (Fejurr) em prol da capacitação técnica da modalidade no Estado.

Aristides Lucena se apresenta à seleção brasileira Sub-18 no dia 26 de junho. Segundo o site da CBJ, haverá uma concentração na cidade de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, até o dia 29, quando a delegação embarca para a Argentina. No dia 30, haverá o sorteio das chaves da competição.