Copa Macuxi de Futebol segue até o dia 14 de dezembro

Ao todo participaram 17 equipes da competição

O evento reúne 17 equipes de comunidades indígenas da capital (Foto: Fernando Teixeira/PMBV)
O evento reúne 17 equipes de comunidades indígenas da capital (Foto: Fernando Teixeira/PMBV)

Estreou na Serra do Truaru, a Copa Macuxi de Futebol. O evento reúne 17 equipes de comunidades indígenas da capital e segue até o dia 14 de dezembro.

A competição acontece simultaneamente nos polos da Serra do Truaru, Vista Nova, Milho e Campo Alegre. A cerimônia de abertura, que ocorreu nesse sábado, 19, foi marcada por uma apresentação de dança típica, exaltando as tradições indígenas, seguida da entrada dos times e da execução dos hinos de Roraima e do Brasil. O evento é promovido pela Prefeitura de Boa Vista que disponibiliza toda a estrutura.

Para o tuxaua da comunidade, Samuel Aleixo, a realização da Copa Macuxi na Serra do Truaru é de fundamental importância. “Essa iniciativa é um incentivo para os nossos jovens, que encontram no esporte uma forma de se expressar, de se divertir e de fortalecer os laços com a comunidade”, destacou o líder indígena.

Tuxaua da comunidade, Samuel Aleixo (Foto: Fernando Teixeira/PMBV)

“Acreditamos que o esporte é um poderoso instrumento de transformação social. Ao incentivar a prática esportiva e a realização de eventos como a Copa Macuxi, estamos contribuindo para o desenvolvimento integral dos nossos jovens e para a valorização das nossas tradições”, afirmou o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), Dyego Monnzaho

Um evento para todos

A Copa Macuxi representa a oportunidade para as comunidades indígenas se reunirem, fortalecerem seus laços e trocarem experiências, contando com times masculinos e femininos, além dos sub-17. O evento também é uma vitrine para a rica cultura indígena de Roraima, que se manifesta através da dança, da música e da culinária.

A Copa Macuxi representa a oportunidade para as comunidades indígenas se reunirem, fortalecerem seus laços e trocarem experiências (Foto: Fernando Teixeira/PMBV)