Esporte

Criada a Federação Roraimense Indígenas dos Desportos

Uma comissão eleitoral formada por quatro ligas amadoras, clubes, e associações de árbitros indígenas e de treinadores profissionais de futebol do Estado, fundou a Federação Roraimense Indígenas dos Desportos.
A comissão eleitoral da entidade é formada pelos presidentes das ligas de futebol indígena, Edinael da Silva (Uiramutã) e Eder Barroso Tenente (Amajari); das ligas de futebol de Pacaraima, Makdenison de Almeida, e de Normandia, Miele Napoleão Raposo; do time Jomasaga, Karin Pereira Garcia; da Associação Roraimense Indígenas de Árbitros, Márcio José dos Santos; e da Associação dos Treinadores Profissionais de Futebol, Kris Pereira Garcia.
A fundação da entidade foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado do dia 11 de fevereiro deste ano, e sua legalização ainda está em andamento. A comissão ainda elegeu o professor de educação física José Mário Sales Garcia, como presidente da Federação, para a gestão 2014-2017.
Para Garcia, a importância da criação de uma entidade voltada ao desporto indígena “é resgatar o esporte em geral em comunidades indígenas de Roraima”, que, segundo ele, “está praticamente abandonado”.
À frente da Federação, o presidente já adiantou que após a legalização, a entidade enviará projetos ao Ministério do Esporte e à Petrobras, a fim de receber patrocínios para ações da entidade.
Entre os projetos de Garcia, estão: a criação de um centro de treinamento para a formação de atletas indígenas de diversas modalidades, como o futebol, futsal, vôlei e atletismo; e a promoção de cursos de treinadores e de árbitros nas comunidades indígenas.
No caso do centro de treinamento, “ele servirá como uma escolinha, de forma a preparar atletas para competições nacionais e internacionais”, segundo o presidente.