Esporte

Cuca e Objetivo disputam o Brasileiro de Handebol Escolar

Duas equipes de Roraima estão disputando a 6ª edição do Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol, masculino e feminino, evento que acontece em Guarapari, região litorânea do Espírito Santo. Pelo feminino, o representante de Roraima é o Centro Educacional Objetivo Macunaima e pelo masculino é o Colégio Universitário Cristão da Amazônia (Cuca).  

A competição é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, que definiu o chaveamento das disputadas em quatro grupos tanto no feminino, quanto no masculino que ficaram definidos da seguinte forma: No masculino a Chave A: Piauí, Goiás e Bahia. Chave B: Espírito Santo (A), Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Sergipe. Chave C: Minas Gerais, Pará, Paraná e Santa Catarina. E Chave D: Roraima (Cuca), Espírito Santo (B), Alagoas e São Paulo. Já no feminino, Roraima (Objetivo) também ficou na Chave D, junto com Goiás e Rio Grande do Norte. A Chave A ficou formada por Espírito Santo (A), São Paulo e Sergipe. A Chave B com Paraná, Santa Catarina e Bahia e a Chave C com Minas Gerais, Espírito Santo (B) e Distrito Federal.

As equipes campeãs do Brasileiro Escolar representam o Brasil no Mundial da modalidade que será disputado em Doha, no Qatar, em 2018.

Os jogos começaram no domingo, dia 3, com disputas acirradas no Ginásio do Sesc Guarapari. Os primeiros confrontos do Brasileirão Escolar de Handebol mostraram que o nível técnico das equipes está nivelado.

CUCA – Na fase classificatória a equipe masculina do Cuca estreou perdendo para o representante de São Paulo por 18 a 38. Depois se recuperou no 2º jogo ao vencer Alagoas por 25 a 21. E os meninos voltaram a vencer, dessa vez em cima do Espírito Santo (B) por 18 a 15 e garantiram a segunda posição do Grupo para as quartas de finais.

Em jogo realizado na tarde de ontem, já pela segunda fase, o Cuca não suportou o maior volume de jogo da Escola Castro Alves (ES) e perdeu por 27 a 9.

A equipe volta à quadra hoje para disputar de 5º a 8º lugar.

O Cuca é formado pelos atletas: Bruno Felix, Carlos Tupinambá, Eduardo Vitor, Endriw Rafael, Gabriel Ziedson, Giovane Rodrigues, Hemerson Leonardo, Ian Xavier, Juan Henrique, Kayron Vitor, Lacas Cael Lucas Semuel, Marcos André e Ryan Andrade. Técnica: Cláudia Oliveira

OBJETIVO – Já as meninas do Objetivo iniciaram a competição vencendo a representante de Goiás num jogo duro por 26 a 23. Depois perderam para o Rio Grande do Norte por 25 a 13 e ficaram na segunda colocação da Chave e garantiram a classificação para a segunda fase.
Nas quarta de final pegaram uma pedreira contra as donas da casa e perderam de 41 a 17 para Santa Catarina.

Ainda ontem, nas disputas de classificação de 5º ao 8º lugar perderam novamente para o Rio Grande do Norte, dessa vez por 25 a 20.

Hoje vão disputar 7º e 8º lugares com Minas Gerais.

A equipe do Objetivo é comandada pelo treinador Elton Rodrigues e está formada pelas atletas Juliana Silva, Elenne Guedes, Marcela Alves, Fernanda Viana, Dora Xaud, Eduarda Oliveira, Ayanara Monteiro, Marcelly Bitar, Thaisa Canuto e Clara Beatriz.