O judoca roraimense faixa roxa Danillo Rodrigues (13 anos), da Associação Kodokan de Roraima, conquistou a medalha de ouro na categoria até 42 kg, no U.S Open de Judô, competição que aconteceu nesta sexta-feira em Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, e que reuniu atletas de várias nacionalidades. Danillo já havia conquistado a medalha de bronze na mesma competição em 2015.
Segundo informações da assessoria de imprensa do atleta, foram quatro lutas contra adversários do México e dos Estados Unidos em uma chave que teve outros sete competidores. O primeiro adversário foi o americano Dylan Galex e mesmo com o apoio da torcida americana para o atleta da casa, o roraimense apresentou maior volume de luta e aplicou um ippon, o golpe perfeito no judô.
Nas quartas de final, Danillo encarou outro americano, Jesse Warrick Jr. Rodrigues e protagonizou um dos melhores momentos do U.S Open, com um ippon aplicado com maestria em apenas 8 segundos de luta. Na semifinal, o roraimense teve pela frente o mexicano José Antonio Ramirez. Mais uma vez, dominou o combate e saiu na frente com um wazari e seguiu pressionando até conseguir o ippon contra-atacando.
Com o resultado, Danillo foi para a final contra o americano Adrian Zaremba. Fazendo um combate bastante técnico e com a experiência de já ter disputado a mesma competição no ano passado, ele forçou o erro do adversário provocando sucessivas punições por shidô ao americano, que acabou desclassificado, dando o título ao judoca roraimense.
“Do ano passado para cá estive em muitas outras competições e treinamentos. Ganhei mais experiência e sabia que era possível trazer o título para o Brasil e para Roraima”, disse. “Não foi fácil chegar até aqui, mas graças a Deus e a todos que me apoiaram, vou poder voltar para casa com mais esse ouro na bagagem. Mais uma vez, foi um grande orgulho poder representar Roraima e o meu país em uma competição tão importante como o U.S Open”, frisou.
O judoca agradeceu ao companheiro de tatame, o sensei Paulo Cezar Ferreira, que é o responsável pela preparação do atleta. Emocionado, o jovem atleta também falou da família e apoiadores.
“Quero agradecer especialmente ao meu sensei, que sempre tem me apoiado nos treinamentos e que me acompanhou aqui nos Estados Unidos, como técnico. Sem ele, nada disso seria possível. Agradecer também a minha família que me apoiou e todos os patrocinadores que acreditaram nesse sonho. Sem eles eu nem estaria aqui”, disse.
Paulo Cezar disse que essa conquista era um dos nossos objetivos em 2016.
“Ano passado não conseguimos por um detalhe. Faltava um pouco mais de experiência ao Danillo. Mas ele aprendeu demais e esse ano mostrou um judô muito mais consistente e dessa vez fomos abençoados com o título. Para o judô oficial de Roraima, 2016 é um dos melhores anos”, disse. “E ainda tem muito por vir”, complementou.
DESAFIOS – No próximo mês de setembro, Danillo Rodrigues vai representar Roraima nos Jogos da Juventude, em João Pessoa-PB, e no Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15, em Salvador-BA. Em novembro, o judoca disputa ainda a Copa Internacional Cidade de Fortaleza, em Fortaleza-CE, defendendo o título da competição, conquistado no ano passado.
Para representar o Estado e o Brasil nos Estados Unidos, o atleta teve patrocínio do Governo de Roraima, Porto Bello Shop, Sindigrãos – Arroz Itikawa, Arroz Tio Ivo, Arroz Faccio, Arroz Tia Maria, Arroz Prato Chic -, Gomes Comércio e Serviços, Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Boa Vista, Cruviana Turismo e Unno Veículos, além do apoio da família dos atletas da Associação Kodokan de Judô de Roraima.