O judoca roraimense Danillo Rodrigues, de 12 anos, é outro atleta local a estar entre os 22 finalistas da enquete virtual Nossa Energia Move a Amazônia (Nema), promovida pela Equador Petróleo. Junto com o nadador de Roraima, Flávio Monteiro, o jovem atleta concorre a uma bolsa de R$ 1,5 mil mensais, válida por um ano, a partir de 2016.
Participam da enquete, esportistas da região Norte, e apenas os dois mais votados serão contemplados com o patrocínio, que pode ser renovado depois do fim do contrato, dependendo dos resultados do atleta contratado.
“Eu estou muito feliz de estar entre os finalistas e representar Roraima. Esse apoio seria muito importante para mim, pois é muito caro custear as despesas de um atleta. Eu vejo meus pais o tempo todo correndo atrás de patrocínio, e, se não fosse por eles e por gente que investe e acredita em mim, eu não poderia continuar fazendo o que eu amo”, declarou Rodrigues.
O judoca, que apesar de novo, já tem um bom currículo de conquistas estaduais, nacionais e até internacionais, espera o apoio dos internautas. “Com o apoio da família e dos amigos, a gente consegue fazer uma grande mobilização na internet e fazer com que as pessoas daqui e de outros Estados votem na gente”, disse.
Danillo Rodrigues, desde que começou a praticar o judô, sempre foi vencedor de sua categoria (até 38 quilos) no âmbito estadual. É o atual campeão roraimense e amazonense. Em 2014, com apenas 11 anos, disputou seu primeiro Campeonato Brasileiro Sub-13, em João Pessoa (PB), e ficou em quinto lugar.
A conquista mais importante de sua carreira é, sem dúvida, o bronze no Aberto dos Estados Unidos de Judô Júnior, em julho passado, em Fort Lauderdale (EUA). A medalha teve gosto de ouro, já que fora uma conquista inédita para Roraima.
Em setembro, o judoca terá dois desafios: a Copa Rio Internacional de Judô, no Rio de Janeiro, e o Campeonato Brasileiro Sub-13, na Bahia.
PROJETO E VOTAÇÃO – Desde o lançamento do programa, em 2012, dez atletas foram beneficiados, a maioria composta por lutadores, como o amazonense Adriano Martins, do UFC (UltimateFightingChampionship).
A enquete, que foi ao ar no último final de semana, foi suspensa devido a instabilidades ocasionadas por supostas invasões ao site. Por conta disso, a Equador, além de tirá-la do ar, zerou todos os votos computados, atendendo a diversas reclamações de internautas.
O site da enquete é o www.moveamazonia.com.