A Etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) será realizada de 4 a 9 de outubro, em Brasília-DF, e o Instituto Federal de Roraima (IFRR) contará uma delegação de 39 participantes, sendo 33 alunos/atletas e seis servidores/técnicos esportivos. A maior delegação que Roraima já enviou para participar da competição esportiva da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica do País.
Segundo informou a assessoria de comunicação, os alunos do IFRR representam os Campi Amajari com sete atletas, Boa Vista Centro com 19, e Novo Paraíso com sete, que vão disputar as primeiras colocações e medalhas nas modalidades de judô, tênis de mesa, natação, futsal masculino, vôlei de praia feminino e no basquete feminino.
De acordo com chefe da delegação, Paulo Reinbold, pela primeira vez o IFRR vai levar a maior delegação para a etapa nacional dos JIFs. No ano passado, apenas cinco atletas conseguiram a classificação. “Sem dúvida, o quantitativo maior deste ano se deve à dedicação dos professores, pois todos intensificaram os treinos, e também ao fato de termos levado mais modalidades para a etapa regional”, explicou.
O reitor pro tempore do IFRR, Ademar de Araújo Filho, lembra que, com a crise econômica enfrentada pelo País, este ano o esforço foi bem maior do que no ano passado para garantir a participação da delegação, e, como os Jogos fazem parte de uma política de formação cidadã, a rede federal já incorporou o evento, que é uma realidade como desenvolvimento curricular.
A mobilização dos campi também foi mencionada pelo reitor como importante para garantir a participação dos alunos, com passagens, hospedagem e alimentação. “Estamos cientes de que esses 33 alunos representarão muito bem o IFRR e vão trazer um grande resultado, como em outras etapas já trouxeram. O IFRR terá bem projetada a sua imagem por meio dos nossos servidores e alunos”, disse.
Sobre o crescimento no número de participantes de Roraima, ele creditou o resultado ao trabalho dos professores de Educação Física e ao empenho dos alunos e dos servidores técnicos, que ajudaram não só na parte do desporto, mas também na questão processual.
A abertura oficial do evento será no dia 4 de outubro, às 19 horas, no Sesi Taguatinga e a organização do evento espera mais de 1.200 estudantes-atletas, das cinco regiões do Brasil.