O Estádio Flamarion Vasconcelos, o Canarinho, será visitado neste sábado (11) por integrantes do atual governo, presidentes dos clubes, representantes da Federação Roraimense de Futebol (FRF) e o governador Antonio Denarium. A visita será para apresentar como anda a reforma iniciada em 2012 como promessa de subsede de Manaus-AM para a Copa do Mundo de 2014.
Após oito anos de reforma, a previsão de entrega será no mês de fevereiro na partida entre São Raimundo-RR x Cruzeiro, válido pela primeira fase da Copa do Brasil. A partida vai ocorrer no dia 13 do próximo mês, data estipulada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Assim, o Governo de Roraima trabalha para tentar inaugurar o palco esportivo no dia 5 de fevereiro, caso não seja possível concluir todos os serviços, a provável data será dia 12/02.
Ainda como interventor federal, em dezembro de 2018 Denarium herdou cerca de 50 obras paradas, uma delas o Estádio Canarinho. A mais emblemática e que estava apenas com 70% da obra concluída. Para mudar esse quadro, em junho de 2019 o chefe do poder executivo assinou a ordem de serviço para a retomada da obra, que já havia sofrido quatro paralisações.
“O Canarinho representa a identificação do torcedor com o futebol. Desde que foi fechado, o torcedor roraimense perdeu a referência e isso fez com que se afastasse, prejudicando os clubes. Outras gestões passaram e não finalizaram a obra, deixando um sentimento de abandono entre os amantes do futebol. Finalizar a obra foi um compromisso assumido na nossa gestão e agora falta pouco para que possamos devolver o Canarinho modernizado”, disse Denarium.
“Os torcedores e atletas terão novamente o principal palco e a nossa expectativa é que ele contribua para o desenvolvimento e crescimento do esporte entre os nossos jovens”, acrescentou.
Neste sábado (11) inicia a fase de instalação das cadeiras. Para dar sequência e marcar esta etapa, Antonio Denarium fará uma visita técnica no Estádio juntamente com presidentes de federações e clubes a partir das 9h.
Foto: Charles Bispo
Últimos ajustes estão sendo feitos na reta final da obra
A obra está 95% concluída. Subestações foram concluídas recentemente e atualmente há homens trabalhando no campo de futebol, na pintura e demais ajustes finais. Foram investidos até o momento, com reajustes, pois trata-se de uma obra antiga, o valor total de R$ 33.689.217,48. Os recursos são Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com R$ 7.394.594,99 de contrapartida do Governo de Roraima.
INSTALAÇÕES – O Estádio Canarinho conta ainda com 02 depósitos; 01 sala para administração; 04 salas para federações; 01 sala para equipe de imprensa; 05 conjuntos de banheiros para o público; 01 conjunto de banheiros para profissionais em geral; 12 bares/lanchonetes; Acesso por rampas laterais e um elevador, que ainda chegará em Roraima, possibilitando o total acesso a cadeirantes; Sistema de irrigação do campo; e Sistema de iluminação composto por 200 luminárias de 1000w. Há também urbanização externa e sistema de iluminação externa com postes e luminárias (energia solar).